PDI 2023/2027 recebe contribuições da comunidade a partir desta sexta (4)

PDI 2023/2027 recebe contribuições da comunidade a partir desta sexta (4)

Plano tem como objetivo apontar diretrizes estratégicas e orientar processo de gestão a curto e longo prazo.

A partir desta sexta-feira (4), a comunidade interna da UEL poderá participar da etapa de consulta pública do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está sendo construído pela Diretoria de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), de acordo com metodologia estabelecida pela Rede Federal de Educação, que agrega 110 Instituições de Ensino Superior. A etapa de consulta à comunidade tem o objetivo de ouvir a opinião de professores, estudantes e agentes universitários para a consolidação dos dados e posterior encaminhamento para as instâncias acadêmicas (câmaras e conselhos superiores). Para ter acesso ao formulário de consulta, clique AQUI.

O PDI tem o objetivo de apontar diretrizes estratégicas e orientar o processo de gestão a curto e longo prazos e também a relação da Universidade com Londrina e com o sistema educacional do Paraná, sendo um importante instrumento de gestão pública. O plano também prevê a abrangência da UEL com setores como Saúde e Cultura. O último PDI da UEL foi aprovado em junho de 2016, com previsão de avaliação das metas e ações a cada dois anos. O cronograma para elaboração do novo PDI, que deverá vigorar pelos próximos quatro anos, foi aprovado em agosto de 2022 pelo Conselho de Administração (CA).

Consulta ao PDI

A consulta poderá ser feita por qualquer membro da comunidade interna, na página do PDI e pelos canais oficiais de comunicação da UEL. Para abrir o formulário do Google Forms, basta informar a chapa funcional ou número de matrícula. O formulário prevê várias etapas. Nesta etapa de consulta, estão sendo analisados os 30 objetivos estratégicos do Plano que foram discutidos por um grupo consultivo em 17 reuniões realizadas entre julho do ano passado e março deste ano.

Divulgação.

Segundo a reitora da UEL, professora Marta Favaro, o cronograma prevê essa fase de consulta até 4 de setembro. A partir daí caberá à equipe da Proplan fazer as confirmações, revisões, alterações e exclusões recomendadas a partir da consulta, bem como avaliar as sugestões de novos objetivos estratégicos. A partir dessas avaliações, deverá ser consolidada uma versão atualizada do documento. “Estamos num momento muito importante para Universidade. Queremos elaborar um documento que, de fato, seja nossa cara, com o olhar de cada um: estudantes, professores, servidores e comunidade externa. Para isso, contamos com a participação e colaboração de todos”, disse a reitora.

Comunidade externa

A reitora da UEL lembra ainda que está prevista uma consulta à sociedade civil, que deverá ser feita a partir do envio de um formulário a representantes de cerca de 200 entidades como prefeituras municipais, órgãos governamentais e de fomento à pesquisa e à educação, além de representações de classe e associações. Os formulários deverão ser encaminhados por e-mail.

Para o pró-reitor de Planejamento, professor Sérgio Carvalho, essa iniciativa de consulta à comunidade externa é inédita e busca aumentar a interação da Universidade com os diversos setores sociais. “É a forma de dar voz aos vários segmentos da sociedade, porque a UEL representa mais do que uma instituição de ensino”, define ele. De acordo com o pró-reitor, a Universidade é um vetor importante do desenvolvimento regional, enquanto o PDI faz um diagnóstico de toda a estrutura existente e estabelece linhas de ação da Universidade com vistas aos próximos quatro anos.

A diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan, professora Valdete de Oliveira Mrtvi, lembra que o processo de elaboração do PDI está sustentado em uma metodologia que prevê a documentação e a organização de onze eixos temáticos em quatro macroetapas. A primeira macroetapa, denominada de Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, contempla o Eixo Temático I (Perfil Institucional). A segunda, denominada Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, reúne os Eixos Temáticos II (Projeto Pedagógico Institucional), III (Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos), IV (Perfil do Corpo Docente), V (Perfil do Corpo Técnico-Administrativo).

Essa macroetapa contempla também o eixo VI (Organização Administrativa), VII (Política de Atendimento aos Discentes), VIII (Infraestrutura), IX (Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional) e X (Gestão Financeira e Orçamentária). A terceira macroetapa, denominada de Atividades de Planejamento da Elaboração do PDI, contém o Eixo Temático XI (Processo de Monitoramento, Controle e Revisão do PDI). A quarta macroetapa, denominada de Atividades de Execução e Gestão do PDI, envolve a construção de alguns documentos que orientarão institucionalmente o acompanhamento e o monitoramento do Desenvolvimento da UEL entre 2023 e 2027.

Metodologia desenvolvida pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) para elaboração do PDI.

Em trabalho conjunto com a diretora, o professor Valter Harry Bumbieris Junior, atual chefe da Divisão de Diagnóstico e de Desenvolvimento Institucional, avalia de forma positiva a organização do processo de consulta. “Temos muitas pessoas e meios envolvidos na organização. Acreditamos que com os meios que temos e a estratégia de abordagem, tenhamos condições de ter uma boa participação da comunidade interna e externa nesse processo de construção do PDI”, disse. Nesta semana, serão realizadas diversas reuniões com setores administrativos e acadêmicos da Universidade para explicar todo o processo e incentivar a participação na consulta.

Dentre os inúmeros resultados ofertados pelo PDI destaca-se uma série de documentos institucionais que serão entregues com a publicação do documento – Plano de Trabalho das Equipes Responsáveis, Planejamento de Comunicação e Processo de Elaboração do PDI, Projeto Pedagógico Institucional, Relatório de Autoavaliação Institucional, Análise SWOT – construindo cenários e consolidando necessidades; Planejamento das Ações de Recursos Humanos, Planejamento das Ações de Infraestrutura Física, Planejamento do Processo de Controle do PDI, Plano para Gestão de Riscos, Plano de Gerenciamento do Projeto, Estrutura Analítica do Projeto, Estruturação da Política de Comunicação do PDI e Diretrizes para Controle dos Custos e das Fontes de Receita.

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