PDI conclui segunda etapa de revisão e segue aos centros de estudos para sugestões

Documento deve ser finalizado até abril de 2024. Segunda etapa, já realizada, avaliou propostas da comunidade universitária.

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e o Grupo Consultor do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024/2028) encaminharam aos nove centros de estudos da UEL o documento que a partir de agora passará por novo debate junto às instâncias acadêmicas. Dessa forma, a segunda etapa do Plano, que previa leitura e análise das sugestões feitas pela comunidade interna e externa, revisão dos objetivos e construção da versão atualizada, foi totalmente concluída. Pelo novo cronograma aprovado mês passado pelo Conselho de Administração (CA), o PDI deverá ser encaminhado à Reitoria até dezembro deste ano e, posteriormente, no início de 2024, para análise final junto a instâncias da Universidade.

De acordo com a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan, Valdete de Oliveira Mrtvi, os centros de estudos devem devolver o documento até o dia 10 de novembro. A partir desse retorno, caberá ao Grupo Consultor fazer uma avaliação visando à construção da versão final, que será encaminhada à Administração da UEL, a qual vai pautar o documento para discussão, análise e aprovação nos Conselhos Superiores.

Para a professora Valdete, a proposta de devolver a versão após a conclusão da segunda etapa é uma forma de valorizar as instâncias acadêmicas no processo de construção do PDI. O documento deverá apontar diretrizes estratégicas e orientar o processo de gestão a curto, médio e longo prazos, além da relação da Universidade com Londrina e com o sistema educacional do Paraná. O último PDI da UEL foi aprovado em junho de 2016, com previsão de avaliação das metas e ações a cada dois anos.

Ainda de acordo com a diretora, o trabalho de leitura e análise das sugestões feitas pela comunidade interna e externa foi feito em seis reuniões, nos meses de setembro e parte de outubro. Coube aos membros do grupo dissecar todas as sugestões levantadas durante a consulta pública do PDI, realizada entre agosto e início de setembro, e que recebeu a colaboração de 904 pessoas. Participaram desta etapa 124 servidores, 360 professores, 10 representantes de entidades da sociedade civil, 381 estudantes e 29 egressos. Coube ainda aos membros do grupo fazer a revisão dos objetivos e a construção da nova versão que agora chega aos centros de estudos.

Macroetapas

O processo de elaboração do PDI está sustentado em uma metodologia que prevê a documentação e a organização de onze eixos temáticos divididos em quatro macroetapas. A primeira, denominada de Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, contempla o Eixo Temático I (Perfil Institucional). A segunda, denominada Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, reúne os Eixos Temáticos II (Projeto Pedagógico Institucional), III (Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos), IV (Perfil do Corpo Docente) e V (Perfil do Corpo Técnico-Administrativo).

Essa macroetapa contempla também o eixo VI (Organização Administrativa), VII (Política de Atendimento aos Discentes), VIII (Infraestrutura), IX (Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional) e X (Gestão Financeira e Orçamentária).

A terceira macroetapa, denominada de Atividades de Planejamento da Elaboração do PDI, contém o Eixo Temático XI (Processo de Monitoramento, Controle e Revisão do PDI). A quarta macroetapa, denominada de Atividades de Execução e Gestão do PDI, envolve a construção de alguns documentos que orientarão institucionalmente o acompanhamento e o monitoramento do Desenvolvimento da UEL no quadriênio 2023/ 2027.