HU/UEL conta com mais 57 leitos exclusivos para tratamento da COVID-19

HU/UEL conta com mais 57 leitos exclusivos para tratamento da COVID-19

São 12 leitos de UTI pediátrica, 25 leitos moderados (enfermaria) e 20 de UTI geral.

Fotos: Marco Antonio Corbanez

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, entregou oficialmente nesta segunda-feira (20) a infraestrutura do Hospital de Retaguarda da Covid-19 do Hospital Universitário (HU/UEL) que deverá impactar com a ampliação da ordem de 200% no total de leitos para tratamento do Coronavírus na região. O prédio tem 5 mil metros quadrados de área e foi construído para abrigar a Maternidade do HU. A partir desta semana, com a chegada de novas equipes contratadas via Processo Seletivo Simplificado (PSS), a unidade passa a contar com mais 57 leitos especializados, sendo 12 de UTI pediátrica, 25 leitos moderados (enfermaria) e 20 de UTI geral.

Segundo o secretário, em março o hospital tinha 45 leitos para tratamento da pandemia que foram ampliados para 121 no mês passado e chegarão a 131 no final de julho. De acordo com Beto Preto, este percentual corresponde à maior expansão de leitos especializados registrada no Paraná, semelhante ao que foi feito em Curitiba, no Hospital do Trabalhador, para atender à toda a Região Metropolitana da capital.

“É um ganho fantástico para a toda a região norte, que engloba 97 municípios”, resumiu ele. Considerando os recursos financeiros, o governo estadual investiu cerca de R$ 24 milhões na contratação da nova equipe de saúde que inicia os trabalhos a partir dessa semana, além de equipamentos e material de consumo. Hoje o HU trabalha com pelo menos seis UTIs especializadas na Covid-19, realizando um trabalho de referência regional, incluindo a testagem de pacientes e de profissionais de saúde.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destacou que o trabalho realizado pelo Governo Estadual, juntamente com a Prefeitura de Londrina apresenta forte contraste quando comparado ao esforço do Ministério da Saúde. “Nós nos sentimos seguros porque aqui toda ação é feita de maneira assertiva”, afirmou o reitor, enaltecendo os esforços desempenhados pelos profissionais que desde março estão na linha de frente contra o Coronavírus em Londrina.

O reitor lembrou ainda o trabalho realizado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) e Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) para realizar em tempo recorde um Processo Seletivo de Seleção (PSS) para a contratação das novas equipes que passam a trabalhar na unidade de referência do HU a partir dessa semana. Mais de 4 mil profissionais de saúde se inscreveram para o certame, que ofereceu 190 vagas para os cargos de Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Nutricionista e técnicos das áreas de Enfermagem, Radiologia, Laboratório e Administrativo.

Autoridades de Londrina e região participaram da cerimônia de entrega do Hospital de Retaguarda nesta segunda-feira (20), no HU/UEL

A diretora superintendente do HU/UEL, Vívian Feijó, lembrou que a solicitação para o investimento na unidade de retaguarda teve início em março passado e envolveu a equipe do HU/UEL, Reitoria da UEL e lideranças estaduais. Ela explicou que o Hospital deverá funcionar pelos próximos seis meses, mas que a infraestrutura investida permanecerá para manter o atendimento dos pacientes.

Segundo a diretora, além do prédio da Maternidade, também estão sendo utilizados parte da estrutura do novo Pronto Socorro, que também tem 5 mil metros quadrados de área e que mereceu R$ 14,7 milhões de investimento. Hoje o HU está com 79% das UTIs ocupadas e 82% dos leitos moderados devidamente preenchidos. Em números redondos são 38 pacientes internados em UTI e 79 em enfermarias.

Isolamento – O diretor de Gestão de Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, informou que o Paraná conta atualmente com 991 leitos de UTI e 1457 de enfermaria, o que corresponde a uma taxa de 0,87% de UTI adulta para cada 10 mil habitantes. O número, segundo ele é representativo e busca fazer frente à uma taxa de 20% de mortalidade da Covid-19 no estado.  Dessa forma, para cada cinco pacientes internados, em tese haverá uma morte. “Contamos com uma estrutura consistente e organizada, mas a sociedade precisa entender a importância do isolamento”, ponderou o diretor.

Diversas autoridades participaram da cerimônia de entrega do Hospital de Retaguarda como os deputados estaduais Tercílio Turini, Cobra Repórter e Tiago Amaral. Também esteve presente o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, demais diretores e servidores do Hospital Universitário. 

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]


Projeto capacita profissionais no enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis

O projeto Capacita DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) foi o único contemplado com recursos do Ministério da Saúde e do CNPq no estado do Paraná.