Pesquisa levanta hábitos saudáveis e comportamento sedentário de servidores

Cerca de 500 servidores que atuam na área administrativa receberam questionários, em seus e-mails funcionais, que podem ser respondidos até sexta (28).

Dois estudantes do curso de Educação Física iniciaram, na última semana, um levantamento junto aos servidores da UEL sobre hábitos saudáveis, relacionados à prática de exercício físico e as consequências para a saúde. Cerca de 500 servidores que atuam na área administrativa receberam um questionário nos e-mails pessoais. A expectativa é que a grande maioria responda para que os dados possam ser tabulados e, posteriormente, originem ações para benefício dos agentes universitários.

O estudo representa o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes Alexandre Antônio Mendes e Maria Elisa Nogueira Viani, coordenado pela professora Catiana Leila Romanzini, do Departamento de Educação Física (Cefe). A pesquisa, intitulada “Prevalência da Atividade Física e Comportamento Sedentário dos Servidores Administrativos da UEL”, surgiu a partir da disciplina Atividade Física ao Longo da Vida, que abordou o problema de trabalhadores que atuam sentados em longas jornadas.

Segundo Catiana, para evitar doenças crônicas, a recomendação é que as pessoas se mantenham ativas, ou seja, pratiquem 150 minutos de atividade semanais de forma moderada ou rigorosa. Estudos científicos demonstram que trabalhadores adultos que passam grande parte do tempo sentados acabam tendo problemas graves relacionados à inatividade como obesidade, diabetes, colesterol e demais doenças crônicas.

Alexandre e Catiana. Cerca de 500 servidores da UEL estão em condição de sedentarismo (Foto: André Ridão/Agência UEL)

De acordo com a professora, o exercício pode ser desde uma caminhada até uma partida de vôlei, desde que exija frequência cardíaca e que faça com que a pessoa transpire. É necessário alguma intensidade, que requeira o esforço físico. Alexandre Antônio está no 4º ano de Educação Física e trabalha como servidor da UEL há 25 anos. Atualmente está lotado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e se interessou pelo tema ao se deparar com a realidade de centenas de colegas que passam o dia sentados em frente ao computador.

Mapeamento na Universidade

Um mapeamento detalhado demonstrou que 496 agentes universitários que atuam na área administrativa estão dentro deste perfil. Foi para esse público que foram enviados os questionários, via e-mail pessoal. Basta abrir o e-mail e clicar no link para acessar as perguntas. Alexandre comenta que a proposta é levantar os hábitos dos colegas, verificar o grau de sedentarismo e, posteriormente, sugerir uma ação, que poderá ser adotada pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) como intervenção para melhoria da saúde do servidor. Ele explica que o ideal é a prática regular de exercício físico e que somente a caminhada ou futebol de fim de semana, que ajuda, não livra a pessoa do risco de contrair uma doença crônica. O questionário pode ser respondido até a próxima sexta-feira (28), último dia útil do mês.