Docente do CCS participa de evento nacional em defesa das residências em Saúde

Docente do CCS participa de evento nacional em defesa das residências em Saúde

Professora Ester Dalla Costa participou como representante de fórum de tutores e preceptores em residência na área, entre os dias 25 e 26 de maio.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiozcruz) sediou, entre os dias 25 e 26 de maio, em Brasília (DF), a Conferência Livre Nacional das Residências em Saúde, evento técnico e político que teve como lema o “Fortalecimento da Democracia, da integralidade da atenção e do trabalho em equipe multiprofissional no SUS”. Com o objetivo de aperfeiçoar, qualificar e aprofundar a relação entre as residências em Saúde e o trabalho no SUS, o evento contou uma mesa de abertura formada por representantes de importantes entidades, como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Saúde e Rede Unida, além de órgãos como o Ministério da Saúde e da própria Fiocruz. 

A UEL esteve representada na mesa de abertura pela docente do Departamento de Saúde Coletiva (CCS) Ester Massae Okamoto Dalla Costa. A professora participou como representante do Fórum Nacional de Tutores e Preceptores de Residências em Saúde. A partir da sua atuação, também foi indicada como delegada para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para os dias 2 a 5 de julho, em Brasília.

Em seu pronunciamento inicial, a professora assumiu que estava emocionada com o encontro, que para ela representou uma retomada do processo de valorização da residência no Brasil. Antes de fazer o seu agradecimento, Dalla Costa disse se sentir muito esperançosa ao perceber a movimentação e o engajamento das novas gerações de residentes na defesa do SUS. 

Professora Ester Dalla Costa (segunda, da direita para a esquerda), durante a Conferência Livre Nacional Residências em Saúde como Política Pública (Foto: Divulgação/Fiocruz)

“É um sentimento delicioso ver essa plateia, esses parceiros e o investimento que o Ministério da Saúde e a Fiocruz estão fazendo neste encontro. É o retorno da valorização do nosso trabalho. Nós que estamos na academia há tanto tempo, no cotidiano do trabalho, perceber que vocês efetivamente valorizam isso e estão nos incentivando a fazer uma reflexão, é um alento. Quero registrar o meu agradecimento a todos, gratidão e esperança são as minhas palavras de ordem hoje”, disse a professora após lembrar um momento importante do início da sua carreira, como Diretora de Vigilância em Saúde no município de Cambé.

Na Universidade Estadual de Londrina, a professora Ester Massae Okamoto Dalla Costa é tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher, atuando como colaboradora da Residência em Saúde da Família e de Medicina e Comunidade. Também é líder de quatro grupos de pesquisa do Departamento de Saúde Coletiva (Bioética e Saúde/ Estudos em Bioética; Núcleo de Estudos em Farmacoepidemiologia e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Assistência Farmacêutica).

Contando com cerca de três mil participantes de forma híbrida – presencial e virtual – a Conferência Livre das Residências em Saúde foi um espaço de “ampla participação democrática no debate de ideias e construção de propostas que venham a subsidiar políticas públicas voltadas à consolidação da formação de trabalhadores para o SUS”, também destacou a professora. 

Lídia Oliveira/ Fiocruz, Ester Massae Okamoto Dalla Costa, do Departamento de Saúde Coletiva CCS/UEL, Egídio Demarco/RIS/GHC e Sabrina Silva Zacaron MEJC/UFRN. (Foto: Divulgação/Fiocruz)

Estes debates podem ser conferidos nos canais do Youtube da Rede Unida e da Fundação Oswaldo Cruz Brasília.

Leia também