Correndo Contra o Câncer (de pele): parceria promove entrega de protetor solar às alunas do projeto 

Correndo Contra o Câncer (de pele): parceria promove entrega de protetor solar às alunas do projeto 

Projeto integrado de pesquisa e extensão atua há um ano na promoção da saúde de pacientes em diferentes estágios do tratamento oncológico.

O Projeto integrado de pesquisa e extensão Correndo Contra o Câncer, do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) da UEL, vem atuando há um ano na promoção da saúde de pacientes em diferentes estágios do tratamento oncológico, além de pessoas que ainda estão em acompanhamento médico, por meio da prática de exercícios físicos. As atividades são realizadas na pista de atletismo do CEFE duas vezes por semana com aulas de 50 minutos, de modo que o uso do protetor solar se torna indispensável no cuidado da pele. Na manhã desta quinta-feira (30), o produto chegou às mãos das participantes por meio de uma parceria entre o projeto e uma multinacional da área de dermocosméticos.  

Coordenador das atividades, o professor do Departamento de Educação Física, Rafael Deminice, conta que decidiu prospectar parcerias uma vez que o projeto atende moradores de Londrina e região que nem sempre podem adquirir o protetor solar. Desta forma, a demanda foi atendida por representantes da companhia La Roche Posay, empresa que pertence ao Grupo L`Oréal. Foram responsáveis pela entrega os representantes Daniela Silva, Idalino Ricardo e Daniel Carmona, que atuam nas regiões de Londrina e Maringá. 

“Depois de termos sido procurados pelo professor Rafael, vimos a possibilidade de fazer a intermediação entre o projeto e a nossa sede. A La Roche Posay é uma empresa que também atua com projetos sociais e é patrocinadora do Dezembro Laranja, que é a campanha de Prevenção do Câncer de Pele”, destacou Idalino Ricardo, na manhã desta quinta-feira. 

Atualmente, 60 pessoas, a ampla maioria mulheres com mais de 35 anos, participam regularmente das atividades. No entanto, 80 pessoas ao todo estão cadastradas. “Temos o objetivo de alcançar 200 pessoas em até dois anos de atividades”, destaca Maurício Lopes, professor no projeto e doutorando no Departamento de Educação Física da UEL. 

Também atuam com as atividades a professora Paola Cella, o egresso do curso de Educação Física, Vinicius Souza, e as graduandas em Educação Física da UEL Júlia Ribeiro e Karine Lima.

O projeto integrado Caminhando Contra o Câncer ainda conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). O Proesporte é regulamentado pela Lei de Incentivo ao Esporte (17.742/2013), que permite destinar parte do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, Bens e Serviços (ICMS) para iniciativas esportivas credenciadas na Superintendência Geral do Esporte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) do Paraná. 

Projeto Integrado Caminhando Contra o Câncer tem o objetivo de atender ate 200 pessoas até o final do ano que vem. (Foto: André Ridão – COM/UEL).

Leia também