Nutricionista do RU é personagem no aniversário de 50 anos do Restaurante

Marisa Kurimoto dos Santos atua há 22 anos com zelo e dedicação no restaurante que atende à comunidade.

A nutricionista Marisa Mayumi Kurimoto do Santos, de 53 anos, tem muito a rememorar neste 30 de abril. São 22 anos ininterruptos dedicados ao Restaurante Universitário (RU) da UEL, que completa 50 anos de existência nesta terça-feira (30). Natural de Mogi das Cruzes/SP, Marisa desembarcou em Londrina em 1998 e encantou-se pela cidade. Ficou por aqui, prestou concurso público e, em julho de 2001, ingressou no restaurante. A paixão pela culinária, alimentada desde a infância, a trouxe até aqui.

Hoje, Marisa é responsável pela Seção de Nutrição e Dietética do Restaurante, que é subordinado ao Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) da UEL. Há mais de 20 anos, a servidora vem construindo a história do restaurante que está ativo no Campus Universitário desde 1998 e já funcionou no Centro da cidade, na Avenida Juscelino Kubitschek.

O RU tem ampla estrutura física, com 3.919,69m² e oferece 750 assentos distribuídos em 185 mesas e seis lugares específicos para cadeirantes. Trabalham no espaço 75 funcionários ao todo, somando os setores de administração, almoxarifado, manutenção predial e zeladoria. Destes 75, um total de 50 servidores atua na produção das refeições, contando com Marisa e mais três nutricionistas.

A unidade serve, em média, de 2500 a 4500 refeições por dia, somando almoço e jantar, número que oscila dependendo do cardápio. Planejar e executar dimensões tão volumosas “é um grande desafio em equipe, mas muito recompensador”, diz Marisa. O trabalho começa bem cedo, às 7h. “Trabalhamos com uma equipe de cozinheiros que são responsáveis pelos alimentos quentes, que são o arroz, o feijão, a carne e o acompanhamento. Em paralelo, temos a equipe dos auxiliares que fazem a higienização e preparo das saladas, da sobremesa, e organizam o salão onde são servidas as refeições”, explica. E, claro, a preocupação com a composição nutricional dos pratos é constante.

Nutricionista do RU há 22 anos, Marisa Kurimoto dos Santos posa em frente aos tradicionais bolos de pote de abacaxi do RU. Servidora classifica trabalho de equipe como um “grande desafio” diário (Fotos: Agência UEL).

O quantitativo de alimentos impressiona. Diariamente são preparados, em média, 215 quilos de arroz branco, 50 quilos de arroz integral, 110 quilos de feijão, 450 quilos de carne que pode ser bovina, suína, de frango ou peixe. As verduras e legumes somam de 12 a 15 caixas, entre couve, repolho, cenoura, alface, acelga, pepino, sem falar nos preparos vegetarianos à base de Proteína Texturizada de Soja (PTS), quinoa e lentilha. Quando há laranja no cardápio, são 345 quilos da fruta por dia.

Entre as curiosidades do preparo, Marisa cita, por exemplo, que somente para o cozimento do arroz, são utilizadas de 5 a 6 panelas de dimensões industriais, onde são feitos 35 quilos do cereal em cada uma. Como o volume é muito alto, o cozimento não é feito de uma só vez. Começa às 7 horas e a execução segue por várias vezes até em torno das 12h45. A nutricionista faz questão de frisar, ainda, que no jantar a comida não é requentada e que o trabalho recomeça às 15 horas para garantir refeição de qualidade aos frequentadores do período noturno.

Os queridinhos

Questionada sobre os cardápios campeões de público, Marisa informa prontamente que lasanha, filé de frango com creme de milho e bife à parmegiana são os preferidos. Este último, aliás, compõe o cardápio de aniversário nesta terça (30), juntamente com arroz branco, arroz integral, feijão e salada de repolho com gengibre. Para os vegetarianos, terá hambúrguer de Proteína Texturizada de Soja (PTS).

Nutricionista acompanha de perto o trabalho dos servidores do Restaurante. “Eu tenho uma equipe muito boa e competente”.

Como aniversário pede bolo, não seria diferente no RU. A equipe vai servir 4.700 bolos no pote, com massa branca e cobertura de creme com abacaxi, guloseima já tradicional em comemorações significativas e muito apreciada pela comunidade universitária. Cada pote pesa, em média, 150 gramas.

“Trabalhar no RU para mim é uma realização pessoal e profissional. Eu sou muito grata por ter essa oportunidade de aplicar tudo o que aprendi e continuo aprendendo. Cada dia é um aprendizado, é uma luta, é um desafio, é uma vitória. Tudo isso porque temos uma equipe sincronizada, que trabalha com afinco e dedicação. Sem eles, eu não conseguiria fazer nada. E buscamos melhorar sempre o que não está bom, para oferecer o melhor serviço possível à comunidade”.

Marisa Kurimoto dos Santos, nutricionista do RU.

Relembrando Sabores

Nesta terça, também está programada, para o aniversário de 50 anos do RU, a abertura da exposição “Relembrando Sabores”, promovida pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), com apoio do Sebec, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). A comunidade universitária pode conferir, a partir das 11h30, no jardim de inverno do RU, 36 fotografias expostas em painéis que contam um pouco mais das cinco décadas de história do restaurante, desde 1974 aos dias de hoje.