Projeto de extensão UEL pela Vida atende idosos que moram sozinhos

O projeto “UEL pela Vida, contra o Coronavírus”, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da UEL, está atendendo idosos em situação de vulnerabilidade social que moram sozinhos. Catorze equipes foram visitar cerca de 100 idosos na última sexta-feira (12). As visitas ocorrem depois de contato telefônico para verificar a situação do idoso. […]

A pró-reitora da PROEX, professora Mara Solange Dellaroza, explica que as visitas foram realizadas por 14 equipes de voluntários da comunidade universitária, que realizaram cadastro nos últimos meses. Os idosos foram identificados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Mara Solange ressalta que os apoiadores do projeto não solicitam nenhum dado pessoal do idoso, que não deve fornecer esse tipo de informação. Confira o áudio.

No total, 160 pessoas da comunidade da UEL, entre professores, estudantes e técnicos, estão cadastrados como apoiadores do projeto “UEL pela Vida, contra o Coronavírus”. Nas visitas, os idosos receberam um kit de proteção, composto por um litro de água sanitária, um frasco de álcool 70%, duas máscaras e uma cartilha com exercícios físicos que podem ser realizados sem supervisão profissional. Os recursos para compra da água sanitária são de outra ação da Universidade, a campanha de arrecadação promovida por professores e estudantes do Centro de Ciências Exatas (CCE).

Ações – Dos idosos atendidos pelo projeto, foram identificados cerca de 30 pessoas com necessidade de gêneros alimentícios. Para eles, foram doadas 34 cestas básicas. A professora Mara Solange Dellaroza explica que o projeto ainda desenvolveu outras ações como a doação de máscaras para três instituições de longa permanência. Esse material foi confeccionado por professores e estudantes do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Alerta: Apoiadores do projeto não solicitam nenhum dado pessoal do idoso (Divulgação/PROEX)

Além das máscaras para os idosos e funcionários, o “UEL pela Vida, contra o Coronavírus” realizou a doação de 10 face Shields (protetores faciais) – doados pela empresa Kobra – para as três instituições de longa permanência, que também receberam dois tablets. “O objetivo é que os familiares possam visualizar seu idoso. Que ele possa se comunicar e visualizar seus familiares, de maneira mais adequada, já que em todas as instituições de longa permanências, as visitas estão totalmente proibidas”.

Voluntários preparam kits que são repassados aos idosos atendidos pelo projeto (Divulgação/PROEX)

A professora Mara Solange Dellaroza agradece a empresa que fez as doações dos tablets, que prefere não divulgar seu nome. Entre os parceiros do projeto “UEL pela vida, contra o coronavírus” estão os laboratórios Adria e Micropar, Ovídio Alfaiate, Supermercados Viscardi, Hospital Universitário (HU/UEL), Laboratório de Medicamentos e Gráfica UEL.