Livro conta a história de Londrina a partir de fotografias

Livro conta a história de Londrina a partir de fotografias

“A História de Londrina contada por imagens 2001-2020” tem 204 páginas e tiragem de mil exemplares.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL


Mais de 200 fotógrafos e 500 fotografias de nove maratonas fotográficas “Clic o Seu Amor por Londrina” em 204 páginas. Esses são números do livro “A História de Londrina contada por imagens 2001-2020”, organizado pelo professor Paulo César Boni, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). As imagens foram produzidas nas edições das maratonas de 2001 a 2019.

O professor explica que o livro é resultado de um projeto de documentação fotográfica, desenvolvido pelo Curso de Especialização em Fotografia da UEL. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (8), na Vectra Construtora, que fica na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.225, às margens do Lago Igapó II.

Foto de Flávio Benedito Conceição (Maratona de 2013).

A publicação foi editada pela Midiograf – Gráfica e Editora e, inicialmente, a tiragem é de 1.000 exemplares. “Todos os fotógrafos que tiverem fotografias publicadas no livro irá receber um exemplar gratuitamente. Também enviaremos exemplares para bibliotecas e museus em Londrina”. Paulo Boni afirma que investiu financeiramente na produção e publicação do livro e, por isso, terá exemplares para venda ao custo de R$ 80,00 o exemplar. Interessados podem entrar em contato com o professor pelo e-mail: pcboni@sercomtel.com.br ou pelo whatsapp 99995-1444.

Estratégia – O professor Paulo César Boni explica que as maratonas fotográficas eram bienais, sempre em anos ímpares, como estratégia para coletar imagens para alimentar o banco de imagens do projeto. “O livro reúne de 50 a 60 fotografias de cada maratona, desde a primeira, em 2001, à última, em 2019”, comenta. Para facilitar a compreensão histórica das imagens e orientar o leitor, o professor criou colunas como “Ontem e Hoje”, “Com a palavra, o vencedor!”, “Londrina linda, Londrina antiga”, “Londrina rural”, “Transformações urbanas”, entre outras. 

Os critérios para a organização das fotografias, conforme o professor, são dois. Primeiro, a ordem cronológica, em que cada maratona tem as suas imagens. Segundo, elementos como beleza plástica, representação simbólica, qualidade técnica, lugares curiosos, transformações paisagísticas. “De forma que o conjunto pudesse ser um retrato do amor dos londrinenses por Londrina e registro das transformações paisagísticas urbanas e rurais que a cidade viveu nas duas últimas décadas”. 

Paulo César Boni afirma que a publicação reúne fotografias muito bonitas, artísticas e simbolicamente representativas de Londrina. “Foi com essa quantidade de fotografias bonitas e de lugares de pertencimento que os participantes das maratonas fotográficas declararam o seu amor por Londrina”. Ele comenta que se trata de um valioso documento histórico imagético, com registros fotográficos de importantes transformações da cidade.

Ele cita na região central, a construção da Praça Tomi Nakagawa, reformas de praças, troca do piso do Calçadão; na região sul, a evolução da ocupação imobiliária da Gleba Palhano; na região norte, a construção do Residencial Vista Bela; na região oeste, a duplicação da PR-445; na região leste, em dois momentos: a construção do Boulevard Shopping, o viaduto da Dez de Dezembro e, depois, a instalação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  

O professor afirma que livro foi escrito com uma linguagem bastante informal e acessível. “Neste livro, as fotografias valem mais que mil palavras. A beleza, o charme, o glamour do livro estão nas fotografias. É um deleite visual”, afirma Paulo César Boni. “Este livro é um excelente presente para pessoas que amam Londrina. Ele recupera aquele velho hábito dos pais mostrarem álbuns de família para os filhos. Além de documentação, será um livro de recordações”.

Leia também