Filosofia da Diferença de Deleuze e Guattari na Psicologia Social

Com atividades síncronas uma vez por mês e indicações de leituras e vídeos, público vai estudar os conceitos aplicados na psicologia de 19 de fevereiro a 25 de junho.

Analisar a contribuição de conceitos da Filosofia da Diferença, propostos pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, à Psicologia Social é a temática dos Encontros Conceituais: Deleuze e Guattari. O evento, que contará com um encontro online por mês, ocorre até 25 de junho, promovido pelo Departamento de Psicologia Social, do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Filósofo Francês Gilles Deleuze.

Os conceitos de devir, desejo, afeto, subjetividade e cartografia, quando interseccionados com a Psicologia Social, proporcionam novas formas de abordagem no campo de estudos, de acordo com a coordenadora do evento, professora Sonia Regina Vargas Mansano. “No que se refere às abordagens filosóficas, conceituais, metodológicas e técnicas, a Psicologia apresenta uma riqueza de estudos que não nos permite dizer que há uma única Psicologia, mas Psicologias, no plural, com diferentes abordagens e referenciais”, afirma.

Filósofo Félix Guattari.

Conceitos – Especificamente em relação à Psicologia Social, os conceitos dos filósofos contribuem para “problematizar os modos de vida do cotidiano, as relações afetivas e os rumos da vida coletiva”. Diante desse referencial, é possível ao profissional da área pensar em práticas efetivas de transformação. São “conceitos-ferramenta”, como resume a pesquisadora.

O evento é direcionado principalmente a estudantes e profissionais que já participaram de grupos de sustentabilidade afetiva e a estudantes que já têm algum vínculo com os conceitos da Filosofia da Diferença e Psicologia Social. Além de Sonia, os Encontros Conceituais vão contar com a mediação de Paulo Roberto de Carvalho, professor do Departamento de Psicologia Social e Institucional, e de Adriana Barin de Azevedo, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As atividades síncronas terão duas horas de duração e serão transmitidas pela plataforma Google Meet. Uma série de atividades assíncronas também será desenvolvida, como indicação de livros e vídeos sobre os temas analisados em cada um dos encontros. No final do evento, os participantes terão direito a certificado.