UEL recebe investimentos para escritório de projetos e HV e oficializa repasse de R$ 2 mi para obras na pista de atletismo

No Campus, às 15 horas, ocorre a assinatura do Ato Comemorativo da Obra do Entorno da Pista de Atletismo, do CEFE.

A UEL recebe oficialmente nesta sexta-feira (20) R$ 962 mil para o desenvolvimento de projetos de engenharia para atender prefeituras da região e para melhorar a infraestrutura do Hospital Veterinário (HV), considerado referência em saúde pública, ensino e no atendimento de pequenos e grandes animais. As autorizações serão assinadas durante cerimônia presencial que será realizada, às 15 horas na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), na Rua Emílio de Menezes, 199, Jardim Shangri-Lá, em Londrina. Participam da solenidade o Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Bona, o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, prefeitos municipais da região, autoridades e convidados.

Com este investimento a UEL vai ganhar o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura utilizando tecnologia BIM. A iniciativa é resultado de parceria estabelecida entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Paranacidade – serviço social autônomo vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu) – e a Associação de Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

Para estruturar o escritório de projetos serão aplicados recursos financeiros da ordem de R$ 662,9 mil, sendo R$ 151,4 mil para investimentos (infraestrutura predial, mobiliários, equipamentos e softwares) e R$ 511,5 mil para despesas de custeio, como bolsas de auxílio. Desse montante, R$ 630,4 mil são oriundos do Fundo Paraná. O valor restante, R$ 32,4 mil, será aportado como contrapartida pela Amepar. O escritório tem o objetivo de atender prefeituras de pequenos municípios da região, que não contam com corpo técnico para elaboração e desenvolvimento de projetos de engenharia.

HV recebe recursos para melhorias de infraestrutura (FOTO: Arquivo COMUEL).

HV – A autorização que será assinada prevê investimento de R$ 300 mil para melhoria das condições materiais do HV da UEL. Os recursos são provenientes da SETI e do Fundo Paraná e servirão para obras de reforma e aquisição de equipamentos visando melhor condição de trabalho dos professores, estudantes e plantonistas.

O HV está ligado aos Departamentos de Clínicas Veterinária e Medicina Veterinária Preventiva do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL, atuando com plantão 24 horas e desenvolvendo atividades acadêmicas como Hospital Escola. O HV apoia dois programas de Pós-Graduação, o profissionalizante em Medicina Veterinária e o de Ciência Animal. Com relação aos atendimentos, em 2019, antes da pandemia do novo Coronavírus, o HV realizou mais de 17 mil consultas, 69.889 exames, 7.429 procedimentos, 1.626 cirurgias e 9.439 internamentos.

Padrão internacional: Além de arquibancada, a pista de atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) vai ganhar uma torre de controle e um almoxarifado (Divulgação/CEFE).

Atletismo – No mesmo dia, autoridades do governo estadual e representantes da Administração da UEL participam da solenidade de Assinatura do Ato Comemorativo da Obra do entorno da pista de atletismo da UEL. A solenidade marca o início oficial das obras do entorno da Pista de Atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL. A solenidade está marcada também para esta sexta-feira (20), a partir das 9h30, na própria pista, com a participação do Superintendente da Seti, professor Aldo Bona, do reitor Sérgio Carvalho, da Deputada Federal Luíza Canziani, professores e estudantes do CEFE e convidados.

As obras do entorno preveem investimento da ordem de R$ 2 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal e Secretaria Especial do Esporte. Os recursos vão custear a construção de uma arquibancada, uma torre de controle e um almoxarifado, que deverá elevar o padrão da pista de atletismo da UEL, que poderá receber competições nacionais e internacionais, devidamente homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo como Classe II.