Divulgada nova relação de obras literárias dos Vestibulares 2023 e 2024

A lista, que foi divulgada no último dia 18 pela COPS, traz oito novos autores, sendo que do total de 10 duas obras foram mantidas.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL divulgou a nova lista de obras literárias que serão exigidas nos Vestibulares de 2023 e 2024. A lista traz sete novos autores, sendo alguns bastante novos como por exemplo o paranaense Miguel Sanches Neto, que além de escritor é professor universitário, atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Apenas três escritores da antiga lista foram mantidos, o gaúcho Moacyr Scliar, contista, cronista e romancista autor de mais de 70 livros, Mário de Andrade, poeta, romancista, e um dos fundadores do modernismo e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país.

O Vestibular 2023 será realizado em duas etapas. A 1ª fase será no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).

(FOTO: Arquivo/COMUEL).

A 2ª fase terá três dias: 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos e dia 4 de abril, Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

A Prova de Habilidade Específica do curso de Música será aplicada em 4 de dezembro deste ano. De acordo com o cronograma aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o resultado final do Vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Lista de obras para os Vestibulares da UEL – 2023 e 2024.

1. Contos novos – Mário de Andrade (domínio público);

2. Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática);

3. Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM);

4. O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras);

5. O seminarista – Bemardo Guimarães (domínio público);

6. Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras);

7. Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia);

8. Melhores poemas – Femando Pessoa (Global);

9. Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record);

10. Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público).

A lista completa também pode ser acessada no endereço da COPS – Lista de obras para os Vestibulares da UEL – 2023 e 2024.

(FOTOS: Arquivo/COMUEL).