Invest Paraná e UEL firmam convênio para desenvolvimento do turismo e produtos típicos do estado

Convênio assinado na última segunda (27) é uma parceria entre a empresa e a Universidade, focada em produtos como pinhão e erva-mate.

A UEL e a Invest Paraná firmaram nesta segunda-feira (27) um convênio de parceria para a promoção comercial de produtos típicos paranaenses, como a erva-mate e o pinhão. O convênio integra o Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), que investe na expertise de universidades estaduais para elaboração de pesquisas visando à promoção de produtos paranaenses. O VRS é desenvolvido pela Invest Paraná, com apoio de diversas instituições e secretarias do Governo do Estado, entre elas a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O objetivo do VRS é integrar produtos locais do Estado às cadeias de valor, de forma sustentável, fortalecendo relações sociais, culturais e ambientais. O trabalho já desenvolvido pelas duas universidades com esse objetivo foi apresentado ao vice-governador, Darci Piana. Em maio, representantes da Invest Paraná e do Nigep vieram à UEL para iniciar os trabalhos.

A UEL será a responsável pela implementação do VRS das cadeias de Mate e Pinhão, na região do Sudeste do Estado, abrangendo 14 municípios paranaenses: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Guarapuava, Inácio Martins, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Turvo e União da Vitória.

“É a oportunidade de a universidade fazer parte do cotidiano das pessoas, trazendo sua expertise para a sociedade. É a integração do conhecimento e da pesquisa, pensando na sociedade como um todo e cumprindo seu papel social”, afirmou a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da (Nigep), Vera Lúcia Tieko Suguihiro, que participou da cerimônia de assinatura do convênio nesta segunda, em Curitiba, juntamente com o professor Saulo Amâncio, que também integra a equipe do Nigep.

Ponto Paraná

A UEL tem ainda papel importante no projeto-piloto que prevê apontar um modelo viável e sustentável para o turismo a partir da estruturação de estações Michi-no-Eki, iniciativa de origem japonesa, importado por meio da irmandade entre Paraná e a Província de Hyogo. O objetivo é instalar nas 15 Regiões Turísticas do Estado estruturas à beira da estrada para recepção de viajantes e turistas, com a promoção dos produtos e do turismo local. As estações deverão se chamar Ponto Paraná.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)