Visitas à Feira das Profissões podem ser agendadas até esta sexta (26)

Agendamento deve ser feito no site da Feira. Proex estima vinda de 17,6 mil estudantes ao Campus Universitário.

Chega ao fim nesta sexta-feira (26) o prazo para que escolas realizem o agendamento de suas visitas na 10ª Feira das Profissões UEL, que neste ano será realizada no dia 2 de setembro. Até a tarde desta segunda (22), mais de 250 escolas do Paraná e municípios do estado de São Paulo já haviam confirmado presença. O agendamento deve ser realizado no site feira.uel.br. Devem comparecer ao evento cerca de 17,6 mil estudantes, segundo a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex).

Tradicionalmente mais movimentado, o período matutino já atingiu o limite de vagas, tornando preferencial o agendamento para os períodos vespertino e noturno, conforme orienta a Coordenação-Geral da 10ª Feira das Profissões. A mesma orientação vale para quem deseja visitar a Feira de forma individual, o que dispensa a realização do agendamento.

A pró-reitora da Proex, Zilda Andrade, explica que a coordenação prepara a divulgação dos locais de visitação, o que ocorrerá conforme a definição por parte dos colegiados dos cursos de graduação. O roteiro completo será informado no site da Feira das Profissões em breve.

Visando promover uma aproximação dos estudantes do Ensino Médio e comunidade externa à UEL e seus cursos de graduação, a Feira das Profissões também representa uma grande oportunidade para que estudantes secundaristas conheçam o Campus e os serviços oferecidos pela instituição. Desta forma, uma tenda central vai ser montada próxima ao Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), apresentando serviços importantes, como o Programa de Apoio à Permanência (Prope).

Voluntariado

De acordo com a pró-reitora, quase 30 alunos egressos de 14 cursos de graduação se inscreveram para atuar como voluntários no atendimento às escolas. Além deles e dos alunos de pós-graduação envolvidos em projetos de extensão, são esperados cerca de 150 estudantes de graduação atuando como guias.

“Indicamos aos cursos de graduação que possam estabelecer não somente a demonstração das disciplinas, mas também pesquisa e extensão. É uma oportunidade para os alunos de graduação estreitarem o relacionamento com escolas e outros segmentos da sociedade, tendo em vista que temos alguns desafios, como a demonstração da relevância da Universidade para a sociedade”, avalia.

A Coordenadoria-Geral da Feira também solicitou o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para o dia do evento, tendo em vista a grande movimentação de veículos do transporte rodoviário na região da Universidade. Todas as cantinas do Campus foram orientadas a reforçarem seus estoques para atenderam à demanda por alimentação.

Em 2019, última edição da Feira das Profissões da UEL realizada de forma presencial, mais de 15 mil estudantes estiveram presentes. Ao todo, 250 escolas de 51 municípios do Paraná e 16 do estado de São Paulo visitaram a Feira.