Inscrições de estudantes para Operação Rondon permanecem abertas até 5 de julho

Período para estudantes se inscreverem foi prorrogado. Projeto é realizado pela Seti para fomentar ações de Extensão em municípios com baixo IDH no PR.

As inscrições de estudantes para a Operação Rondon Paraná, iniciativa do Governo do Estado que vai ocorrer entre os dias 10 e 23 de outubro, foram prorrogadas até o dia 5 de julho. Criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) para fomentar ações de extensão universitária em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), está etapa do programa é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado. A UEL vai desenvolver trabalhos, neste ano, nos municípios de Guaratuba, litoral paranaense, e Dr. Ulysses, na região do Vale do Ribeira.

A participação de alunos e professores é voluntária e cabe à Seti o financiamento da alimentação, transporte, seguro e materiais para a realização das oficinas, que serão oferecidas gratuitamente à população. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, dotação orçamentária destinada ao financiamento para pesquisa científica.

A seleção dos estudantes da UEL, explica o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista (Proex), Paulo Liboni Filho, vai seguir às regras do edital de retificação publicado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Nesta etapa, 10 alunos serão selecionados a partir de pré-requisitos presentes no edital, como estarem regularmente matriculados, terem mais de 18 anos e disponibilidade para participarem das atividades de formação.

Após a seleção, o grupo irá participar de uma solenidade de lançamento do Programa Rondon Paraná, em Curitiba, onde haverá a divisão das equipes para os dois municípios atendidos. “Essas equipes vão se juntar a outras de outra instituição de Ensino Superior do Paraná. No caso das atividades em Guaratuba, a instituição parceira da UEL vai ser a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em Dr. Ulysses, a instituição parceira vai ser Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)”, explica Liboni Filho.

Divulgação.

Visitas técnicas

Ele também ressalta que os coordenadores das equipes já foram selecionados e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos municípios ao lado dos gestores e lideranças locais. “Estas oficinas vão ser fruto de uma articulação com gestores públicos e lideranças locais. A ideia é que o município dê continuidade às ações”, define o diretor da Proex.

A partir deste diagnóstico, ficou definido que as oficinas que serão desenvolvidas no município de Dr. Ulysses envolverão temáticas como Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Desta forma, as áreas indicadas são: Psicologia, Direito, Serviço Social, Ciência de Alimentos/Nutrição, Educação Física, Artes/Dança, Agronomia, Jornalismo/Relações Públicas, Marketing/Design e ou Enfermagem.

Já em Guaratuba, as oficinas ocorrerão no âmbito das áreas temáticas de Trabalho, Meio Ambiente, Comunicação, Tecnologia e Produção. Portanto, são voltadas aos estudantes de Ciências Biológicas, Agronomia, Direito, Administração, Artes Visuais, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Música, Relações Públicas, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia e Jornalismo.

Os alojamentos das equipes serão fornecidos pelas prefeituras municipais e o encerramento desta edição do programa ocorrerá no município de Pontal do Paraná. A Operação Rondon tem foco na formação cidadã dos estudantes sem perder de vista a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental.

Inscrições

Para se inscrever, os alunos devem manifestar interesse aos coordenadores das equipes por e-mail, anexando os seguintes documentos: carta de apresentação; currículo Lattes; comprovante de matrícula e comprovante de participação no projeto ou programa de extensão, quando houver.

Selecionados via edital, os coordenadores das equipes também já estão definidos e também atuarão de forma voluntária. Irão comandar as atividades no município de Dr. Ulysses a docente do Departamento de Educação Física (Cefe) Silvana Cardoso de Souza, além do professor do Departamento de Administração (Cesa) Eduardo Augusto do Rosário Contani. Interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo e-mail silvana.souza@uel.br.

Já em Guaratuba, a equipe será coordenada pelo professor do Departamento de Biologia Geral Carlos Alberto Miqueloto e pelo docente do Departamento de Biologia Animal Wellington José da Silva, ambos do CCB. A dupla de professores recebe inscrições pelo e-mail carlos.miqueloto@uel.br.