Com apoio da UEL, Londrina debate acesso à moradia e o futuro da habitação

Pré-Conferências Municipais de Habitação organizadas por docentes da Universidade, em parceria com a Prefeitura de Londrina, contaram com grande participação popular.

Ao longo do mês de setembro, moradores de todas as regiões de Londrina estiveram reunidos expondo seus anseios e desejos relacionados à questão da moradia, durante as Pré-Conferências Municipais de Habitação. Etapa preparatória para a 6ª Conferência Municipal de Habitação, nos dias 26 e 27 de outubro, as reuniões foram realizadas pela Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, mediadas pelo Conselho Municipal de Habitação de Londrina (CMHL) e contaram com a organização de docentes da UEL. Ao mesmo tempo, um curso de capacitação vem sendo realizado na Universidade, atraindo a atenção de graduandos em Serviço Social, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Direito, além de profissionais egressos e lideranças comunitárias.

Docente do Departamento de Geografia (CCE), Ideni Antonello comemora o êxito desta etapa do debate, uma vez que as pré-conferências contaram com ampla participação popular, o que para a pesquisadora é considerado “inédito”. Como exemplo, cita uma das reuniões realizadas na Zona Norte, no início do mês, que recebeu cerca de 200 moradores da comunidade do Residencial Flores do Campo.

“A professora Sandra (Maria Almeida Cordeiro, do Departamento de Serviço Social) é conselheira municipal de habitação. Nós assumimos o processo de organização da pré-conferências. Ainda falta uma, mas já fizemos em todas as regiões de Londrina. Ainda acrescentamos três territórios: o assentamento Aparecidinha, o loteamento Jequitibá, e a comunidade Flores do Campo”, conta Ideni.

O próximo grupo a ser chamado para o debate é de representantes dos movimentos sociais de Londrina. Programada para a manhã deste sábado (30), a última reunião desta etapa será realizada às 8h, na sede da Cohab-Londrina (rua Pernambuco, 1002). “Estamos desenvolvendo um trabalho que está tendo resultados preliminares positivos no sentido daquilo que acreditamos que seja a elaboração de políticas públicas pautadas na participação”, avalia a professora.

Participação popular

As sete Pré-Conferências já realizadas contaram com a presença de 669 pessoas, sendo que 84 foram escolhidas para representar as suas localidades como delegadas, informa a professora Sandra Maria Almeida Cordeiro.

Voltada a vários segmentos da sociedade em torno da Política Municipal de Habitação, a 6ª Conferência Municipal de Habitação de Londrina traz o tema “Um Novo Olhar para o Futuro da Habitação”. Serão abordadas diversas questões importantes que atravessam o direito à moradia, tais como Políticas Públicas; Metropolização e Projetos Habitacionais de Interesse Social; Linhas de financiamento e Programas Habitacionais de Interesse Social; Urbanização, Regularização Fundiária e Áreas Públicas para Habitação. A conferência será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da Faculdade Unicesumar (avenida Santa Mônica, 450).

Graduandos do curso de Geografia da UEL participam com a professora Ideni Antonello (centro) da primeira Pré-Conferência Municipal de Habitação, no início de setembro (Fotos: Arquivo pessoal).

Capacitação

De acordo com a professora Sandra, 65 estudantes estão participando da capacitação, aprofundando seus conhecimentos nos seguintes módulos: Controle Social, Participação Social, Autogestão na Habitação e Programas Habitacionais. A atividade faz parte do projeto de pesquisa “Direito à Cidade: habitação social, monitoramento e avaliação de políticas territoriais urbano/rural em países da América Latina”, coordenado pela docente. A professora Denise Maria Fank de Almeida, também do Departamento de Serviço Social, também fez parte do corpo docente do curso.

“Está sendo muito efetivo, os alunos estão participando e eu, juntamente com a professora Ideni e os alunos, estão coordenando as Pré-Conferências. Eles vão participar da Conferência também. Está sendo muito interessante essa experiência dos alunos, com algo prático sobre controle social e participação social, que são espaços muito importantes”, comenta.