EAAJ da UEL recebe Medalha Ouro Verde da Câmara de Londrina

EAAJ da UEL recebe Medalha Ouro Verde da Câmara de Londrina

A homenagem reconhece os 50 anos de atividades do EAAJ, que realizou mais de 600 mil atendimentos à comunidade londrinense nesses anos.

O Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da UEL recebeu da Câmara Municipal de Londrina (CML) a Comenda e a Medalha Ouro Verde, maiores honrarias do município. Celebrando 50 anos em 2023, o EAAJ realizou mais de 600 mil atendimentos à comunidade londrinense nesses anos de história. A homenagem foi concedida a partir da aprovação de um projeto de lei apresentado pela vereadora Lenir de Assis (PT) e aprovado também por outros 10 parlamentares. A entrega correu na manhã desta quinta-feira (30), na sede provisória da Câmara, no Jardim Piza.

O vice-reitor da UEL, Airton José Petris, agradeceu a homenagem e destacou que o EAAJ é um órgão suplementar da instituição que suplementa o ensino dos estudantes de graduação e pós-graduação, e que ainda tem a finalidade de prestar atendimento à população. São diversos Núcleos que atendem a mulheres que sofrem violência doméstica, e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, destacou o importante papel junto à Defensoria Pública de Londrina para atender aos milhares de casos.

Os números desses 50 anos mostram mais de 112 mil ações gerenciadas, 45 mil audiências e, somente em 2023, 2.358 novos casos. “São mais que números. Mais importante é a transformação que o EAAJ propicia para as pessoas e os estudantes”, disse.

Para a autora da Lei, Lenir de Assis, essa homenagem é um reconhecimento pelas cinco décadas de promoção ao acesso à justiça e à cidadania das pessoas de baixa renda. “É uma alegria grande pode proporcionar essa homenagem ao EAAJ e a UEL. Faço parte do Conselho Universitário e acompanho os desafios diários da instituição. Sei e conheço o trabalho feito e como ele transforma vidas”. Ainda completou: “Que a UEL e o EAAJ tenham vida longa, permaneçam no caminho de ser públicos e acessível a toda população”, disse a vereadora.

A Medalha Ouro Verde foi recebida pela diretora do EAAJ, Márcia Teshima, professora do Departamento de Direito Privado, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). “É uma honra receber essa homenagem, que compartilho com todos os professores, servidores e estudantes. É reconhecimento do nosso trabalho e do que aquele órgão suplementar significa para a vida das pessoas”.

Professores do curso de Direito e servidores do EAAJ participaram da homenagem (Fotos: Devanir Parra/CML/Imprensa)

A cerimônia contou com a presença do procurador jurídico de Londrina e professor do Departamento de Direito Público da UEL, João Luiz Martins Esteves, representando o prefeito Marcelo Belinati; do Deputado estadual Denian Couto (Pode); e do vereador Beto Cambará (Pode).

Da UEL, também estiveram presentes a procuradora jurídica, Tânia Lobo Muniz, a agente de compliance, Mirelle Neme Buzalaf, e a agente de mediação e conciliação, Silvia Tacla. Os professores Ana Claudia Duarte Pinheiro, Marcos Ticianelli, Claudia Tagata, Maria Aparecida Piveta e Marco Valle; e servidores do EAAJ, Henrique Resende Mota e Renata Oncken.

Homenagens

Em outubro, a UEL e o EAAJ receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) como reconhecimento pelas atividades realizadas nos últimos 50 anos em Londrina e região. A comemoração do cinquentenário se deu com plantio de peroba no Campus da UEL e lançamento do selo de 50 anos em parceria com os Correios.

Leia também