Projeto Londrina Atletismo leva cinco atletas ao mundial sub-20 nesta terça (27)

UEL é parceira do projeto municipal que revela talentos e leva atletas a competições nacionais e internacionais há décadas.

O projeto Londrina Atletismo, que tem a Universidade Estadual de Londrina como parceira, terá sete representantes na seleção brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial sub-20. A competição internacional que reunirá os melhores atletas do mundo na categoria começa nesta terça (27) e vai até sábado (31), em Lima, no Peru. O número representa um recorde para a história da agremiação londrinense, que utiliza a Pista de Atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) para treinamento.

Entre os sete convocados oficialmente pela Confederação Brasileira de Atletismo, cinco são atletas: Julia Ribeiro (400 metros e 4 x 400 metros), Paulo Romualdo (110 metros com barreiras), Matheus Gama (4 x 100 metros), Sabrina Pena (800 metros) e Letícia Evelyn Lopes (4 x 100 metros). Além deles, o técnico Gilberto Miranda, treinador de Julia, Paulo e Matheus, vai integrar a comissão técnica verde e amarela, assim como o fisioterapeuta Raphael Cruz.

Entre os atletas, Julia Ribeiro é a única que já participou da competição. Ela vai para o seu terceiro Mundial em categorias formadoras e espera que as experiências anteriores a ajudem a alcançar seus objetivos. “Estou muito feliz de estar num Mundial mais uma vez e é uma competição diferente, alto nível mesmo. Minha meta principal é alcançar um lugar nas finais em minhas provas”, falou a jovem londrinense.

Outro destaque é Paulo Romualdo, que recentemente marcou o novo recorde brasileiro e sul-americano dos 110 metros com barreiras com 13seg38. “Meu primeiro mundial e estou muito focado, concentrado em entregar o meu melhor e buscar essa final, que seria muito importante para mim”, destacou o atleta.

O treinador Gilberto Miranda ressaltou a convocação do grupo e falou em ganho importante para a carreira de todos. “A gente que está no dia a dia sabe o quanto difícil alcançar isso aqui. Estar entre os melhores exige um esforço fora do comum e cada um que está aqui é muito merecedor. É um marco importante na história do nosso projeto”, definiu.

O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) e Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC); e parceria com a UEL, Unicesumar, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Laboratório Oswaldo Cruz Londrina, Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Zuba Advocacia, Centro do Coração, Nutricionista Bruna Monteiro, Raphael Cruz Fisioterapia Esportiva e Academia AS Fitness.

Com assessoria de imprensa.