Museu Histórico de Londrina leva história do café para a Via Rural

Museu Histórico de Londrina leva história do café para a Via Rural

Estande do Museu na ExpoLondrina 2023 traz período áureo do café em Londrina, por meio de fotos, vídeos e objetos diversos. Confira matéria da TV UEL.

A cafeicultura foi de extrema importância no desenvolvimento do Norte do Paraná, tanto que Londrina foi coroada como a capital mundial do café entre as décadas de 1940 e 1960. Durante o período, a região viveu o auge da produção cafeeira, um reinado que entrou em declínio com a grande geada negra, em julho de 1975, que dizimou a produção londrinense e empurrou parte importante dos produtores para a vida na cidade.

Para contar parte da história daqueles que trabalharam na produção de café nesse período, o Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss levou parte de seu acervo histórico, composto por fotos, vídeos, objetos e imagens à Via Rural, na Mostra “Trabalhadores do Café”, na ExpoLondrina 2023.

O técnico em Museologia e arquivista do Museu, Amauri Ramos, explica que a Mostra resgata a memória e parte da cultura regional:

Junto com a memória, a Mostra também celebra a identidade londrinense, como acrescenta a diretora do Museu Histórico de Londrina e professora do Departamento de História (CLCH) da UEL, Edméia Ribeiro:

A mostra “Trabalhadores do Café” está em exposição no estande do Museu Histórico, localizado no espaço da Via Rural Smart Farm, onde os visitantes também podem conhecer de perto outros projetos e serviços da UEL até o próximo domingo (16).

Veja a reportagem completa da TV UEL sobre a Mostra:

Leia também