O primeiro emprego e a chefia do Campus: servidores contam experiências em série

Auxiliar administrativa Marli Lima e ex-prefeito do Campus Laerte Matias contam suas trajetórias, em homenagem aos 52 anos da UEL.

A auxiliar administrativa Marli Alves de Lima começou na UEL ainda jovem. Seu primeiro emprego foi na prefeitura do Campus Universitário. “Ali, eu me vi com responsabilidades, como ser humano”, conta, orgulhosa. A auxiliar administrativa conta um pouco mais de sua grande trajetória na UEL na série que a TV UEL lançou, na última semana, para homenagear os 52 anos da Universidade, comemorados neste sábado (7).

O objetivo é destacar a vida profissional de servidores e ex-servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) que marcaram época. Nesta semana, foram publicados mais dois depoimentos, que se somam aos quatro já veiculados pela TV educativa, com os funcionários Marli Aparecida, Devanir, Zezito e Genival Severino.

No depoimento, ela lembra da importância da PCU para o funcionamento de toda a universidade. A Prefeitura do Campus é responsável pelos projetos relacionados à estrutura física do Campus, bem como por sua manutenção predial e física. Dividida em três diretorias técnico-administrativas – diretorias de Projetos, Obras e Manutenção, de Equipamentos e de Serviços -, tem atribuições semelhantes a uma prefeitura municipal, como transporte, zeladoria e construção e manutenção da infraestrutura das edificações, por exemplo.

Outro convidado foi o primeiro prefeito do Campus Universitário, Laerte Matias. Nomeado pelo primeiro reitor eleito democraticamente, Jorge Bounassar Filho (1986-1990), Matias exerceu o cargo de prefeito por quatro vezes. Além da experiência universitária – foi professor do Departamento de Design, quando ainda se chamava Departamento de Comunicação e Artes -, ocupou, também, alguns cargos públicos na administração municipal de Londrina, como Secretário de Obras, por exemplo, durante o mandato do prefeito Luiz Eduardo Cheida (1993-1996).

Laerte lembra da importância da valorização dos funcionários públicos que se dedicam ao pleno funcionamento de uma instituição de ensino do porte da UEL. “Muita gente fala mas não conhece a PCU”. O professor e ex-prefeito do Campus se aposentou em 2007.

Todos os depoimentos estão disponíveis na página da TV UEL no Youtube.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Com informações do Portal do Aposentado da UEL.