Projeto propõe inovações com o uso da madeira na construção civil

Projeto propõe inovações com o uso da madeira na construção civil

Coordenação geral é do professor Jorge Moura, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU). Madeira tem sido explorada por versatilidade e questão ambiental.

O projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de novos materiais, produtos e elementos construtivos para a construção em madeira”, pesquisa “guarda-chuva” coordenada pelo professor Jorge Moura, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU), utiliza de materiais descartados pela indústria, como casca da mandioca ou de eucalipto, na construção civil, junto da madeira.

À TV UEL, o professor explica que a madeira é um material único, que, uma vez colhido e serrado, pode ser refeito através de uma nova plantação. “Nenhum outro material oferece essa alternativa. O mais interessante, também, é que a madeira cresce com o sequestro de carbono. É muito importante ressaltar isso porque, quando se fala em questão climática, o único material que estoca CO2 é a madeira. E o nosso país é bastante atrasado no que diz respeito à utilização da madeira (na construção civil)”.

Outro projeto, inovador, propõe o uso do bambu na construção, material bastante resistente e viável para construção. Confira a matéria completa no YouTube da TV UEL:

Leia também