Professores são eleitos conselheiros da Sociedade Brasileira da Ciência

São Maria Carolina de Godoy e Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

Willian C. Fusaro

Agência UEL

Os professores Maria Carolina de Godoy e Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciência Humanas (CCH) foram eleitos como conselheiros da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC). Maria Carolina foi eleita como secretária adjunta da regional do Paraná e Fernandes, para a vaga de suplente na grande área de Humanidades. A representante de Humanidades escolhida pelas associações foi Andre Zhouri, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

(Divulgação/SBPC).

Com a mudança de estatuto da Sociedade, as associações filiadas podem indicar até dois representantes por grande área, diferente do que ocorre nas eleições para a Diretoria, que consiste numa votação feita pelos associados. Os dois professores eleitos compõem a Associação Nacional de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (ANPOLL). A SBPC tem 54 associações filiadas, das mais diversas áreas do conhecimento, como o Fórum de Humanidades – nome reduzido para a sigla Fórum de Ciências Humanas e Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA).

De acordo com Fernandes, as expectativas para o mandato, de três anos, são atuar na luta pelo aumento dos repasses federais para as pesquisas em Humanidades por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Hoje, temos uma avaliação muito utilitária das ciências, como se os investimentos em Humanas hoje rendessem dinheiro amanhã. Isso é uma falácia”.

Inovação e tecnologia

Outras pautas de grande importância são a discussão ética a respeito das pesquisas na grande área. Atualmente, alguns pontos importantes para as pesquisas de Humanidades não são contemplados pelo Comitê de Ética do Ministério da Ciência & Tecnologia. “Estamos conseguindo, via congresso nacional do Fórum das Associações, estabelecer que somente os estudos clínicos sejam submetidos à apreciação do Comitê de Ética”.

Um ponto de grande debate na área, a submissão das pesquisas em Humanidades às áreas de inovação e tecnologia (como pré-requisito para financiamento por meio dos órgãos federais) também merecerá a atenção dos representantes. Para isso, o representante aposta na sensibilização da comunidade acadêmica e do Governo Federal. “As pesquisas em Humanidades estão submetidas cada vez mais a uma lógica mercadológica e pragmática, que muitas vezes não corresponde aos seus objetivos.”

A professora Maria Carolina, que assume a regional do Paraná com a secretária Carolina Arruda de Oliveira Freire, do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), avalia que é muito importante ocupar esse espaço no fortalecimento de ações em prol do conhecimento científico. “Como pesquisadora da área de Letras, considero fundamental das visibilidade às pesquisas e manter diálogos com outras áreas do conhecimento”, ressalta.

Posse – A cerimônia de posse dos professores na SBPC será durante a 73ª Reunião Anual da SBPC, entre 18 e 24 de julho. O tema do encontro é “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade” e a transmissão será pelo canal da SBPC no YouTube – Canal SBPC.