DAC abre espaço nas redes sociais para artistas e grupos teatrais de Londrina

Atividades seguem até dezembro, totalizando seis participações. É o “Artista Ocupa DAC”.

Beatriz Botelho

Agência UEL

A Divisão de Artes Cênicas (DAC) e o Núcleo de Produção, da Casa de Cultura da UEL, realizam neste segundo semestre de 2021 o projeto “Artista Ocupa DAC”. A cada mês, até dezembro, seis artistas ou grupos de teatro de Londrina utilizarão a rede social da DAC para apresentar memórias e trajetórias, além de promover rodas de conversas e oficinas. O conteúdo pode ser acessado no perfil @divisaodeartescenicasuel.

Neste mês de agosto, o conteúdo é produzido pela atriz Camila Fontes e pelo Grupo TOU –  Teatro Obrigatório Universal, que teve como sede o TOU Teatro, espaço cultural que funcionou com atividades de 2001 a 2015.

A ação teve início em julho, com o professor Aguinaldo Moreira de Souza, do Departamento de Música e Teatro (MUT), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Ele que falou sobre sua trajetória artística como bailarino, performer, diretor de espetáculos e ainda como pesquisador das áreas de Letras e Artes.

O objetivo é dar visibilidade para os artistas e coletivos teatrais da cidade, segundo Laura Franchi, chefe da Divisão de Artes Cênicas, e professora do MUT. “É um lugar de memória, para contar sobre a trajetória, os espetáculos, as imagens, os casos e os causos desses grupos que vivem e resistem de teatro e de arte”, afirma.

Núcleo Às de Paus está na programação do mês de outubro (FOTO: Divulgação).

Programação até dezembro

Para definir a organização do conteúdo, os artistas e coletivos têm a produção e curadoria dos estudantes do curso de Artes Cênicas do CECA, participantes do Núcleo de Produção. A atividade também tem apoio da Empresa Júnior Rosa Amarela, criada em março deste ano pelos alunos do curso.

Conforme informa a professora Laura, a programação das apresentações dos próximos meses já está pronta. Em setembro, será a vez do Teatro de Garagem, em outubro, do Núcleo Às de Paus, novembro tem o Grita Cia de Palhaças e, por último, em dezembro, o grupo Triolé fecha as apresentação on line.

Todas as publicações do projeto “Artista Ocupa DAC” podem ser acessadas no perfil da Divisão de Artes Cênicas (DAC).