Nota da reitoria

Sobre cartazes afixados na universidade

publicado por

Agência UEL

A Administração da UEL tomou ciência, no final da tarde de 22 de março de 2022, de forma não oficial, de que foram afixados cartazes incitando violência e que tinham relação com o processo de consulta à Comunidade Universitária para escolha da reitoria e vice-reitoria, gestão 2022/2026, que está em curso na Universidade.

Com a ciência dos fatos, a Administração determinou a localização, identificação e registro de provas dos fatos inicialmente relatados. Após o registro, os cartazes foram retirados e foi determinado à Prefeitura do Campus, por meio de sua Divisão de Segurança, que se buscassem imagens das câmeras de vigilância que pudessem identificar os responsáveis pela afixação dos cartazes.

As imagens de diferentes câmeras em diferentes espaços do campus universitário foram reservadas e estão em análise. A análise preliminar permitirá reunir elementos que podem subsidiar a abertura de sindicância ou de processo administrativo disciplinar, em face da existência de indícios de autoria e de infrações às normativas institucionais.

Procedeu-se, também, o registro dos fatos em Boletim de Ocorrência na Polícia Civil do Paraná durante a manhã de 24 de março. A Administração da UEL colaborará com as investigações em curso dos órgãos externos e dará o devido encaminhamento dos procedimentos internos de apuração de infração administrativa.

A Administração repudia veementemente os fatos ocorridos e quaisquer outros que se configurem como ataques ao processo democrático e aos princípios de urbanidade em que se configura o convívio em todos os espaços da UEL.