UNESCO lança convocatória para campanha de erradicação do racismo

UNESCO lança convocatória para campanha de erradicação do racismo

Objetivo é estimular universidades da América Latina a criarem projetos que promovam debates contra o racismo.

Isabella Abrão*

Agência UEL


Está aberto o período de convocações para a 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina, proposta pela Cátedra UNESCO em Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (ESIAL). O objetivo é estimular universidades da América Latina a criarem projetos que promovam debates contra o racismo. Em 2020, a UEL participou da iniciativa com a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, que está divulgando o evento para incentivar a criação de novas ações voltadas para a erradicação do racismo nas universidades. As inscrições vão até o dia 15 de junho.

As atividades devem ser colocadas em prática por alunos, docentes, pesquisadores e demais trabalhadores de instituições de Ensino Superior da América Latina. A UEL fez parte da iniciativa juntamente com outras universidades, institutos e organizações da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala e México. As ações da campanha “UEL na Luta contra o Racismo” foram construídas por professores e estudantes de vários centros de estudo em parceria com a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Universidade.

Segundo a professora Mônica Kaseker, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a campanha idealizada em 2020 contou com uma série de atividades, como rodas de conversa e vídeos elaborados em colaboração com os estudantes afrodescendentes e indígenas da UEL. A professora é coordenadora da Cuia e participou da criação da “UEL na Luta contra o Racismo”, além de fazer parte da comissão organizadora do evento. “É claro que a gente sempre pode fazer mais, eu imagino que seja interessante o envolvimento de cada curso, de cada departamento, de cada centro em ações bastante orgânicas que pudessem combater o racismo na nossa rotina, no nosso cotidiano acadêmico”, defende.

A chamada é destinada a propostas de atividades presenciais ou com foco na internet, podendo ser palestras, seminários ou outros tipos de ações elaboradas no contexto do Ensino Superior. Mônica relembra que após a “UEL na Luta contra o Racismo” a Universidade se comprometeu a estar em campanha permanente contra o racismo e cita como exemplo a “Marcha UEL na luta antirracista e pela diversidade”, realizada pela comunidade universitária no dia 12 de maio. “A gente se mobilizou em uma manifestação recentemente, que foi muito bonita e que a gente pode considerar que faz parte desse estado de vigília contra o racismo”, afirma a professora.

Racismo no Ensino Superior

De acordo com a coordenadora do Neab, a professora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), o racismo se manifesta no Ensino Superior da mesma maneira que se manifesta na sociedade como um todo: através da discriminação de pessoas com base nos fenótipos e no pressuposto da existência de diferentes raças e na hierarquia dessas.

Para a professora, além de criar ações contra o racismo, é necessário que as universidades também pensem em estratégias voltadas para a educação dos estudantes.  “As campanhas, as ações e o desenvolvimento efetivo de projetos de pesquisa para o conhecimento das diferentes realidades e dos diversos grupos populacionais que compõem a universidade são importantes, sobretudo, para servirem de base para a criação de políticas e estratégias de combate ao racismo e de todas as formas de discriminação”, explica.

(*Estagiária na COM/UEL)

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]