Observatório divulga circuito turístico no território histórico da Guerra do Contestado

Observatório divulga circuito turístico no território histórico da Guerra do Contestado

O Observatório da Região e da Guerra do Contestado, coordenado pelo professor Nilson Cesar Fraga, do Departamento de Geociências da UEL, está divulgando o “Caminha Contestado”, circuito turístico de caminhada, pedalada e cavalgada pelo território histórico-geográfico da Região da Guerra do Contestado, em Santa Catarina. O objetivo é fomentar o turismo na região, gerar renda […]

publicado por

Agência UEL


O Observatório da Região e da Guerra do Contestado, coordenado pelo professor Nilson Cesar Fraga, do Departamento de Geociências da UEL, está divulgando o “Caminha Contestado”, circuito turístico de caminhada, pedalada e cavalgada pelo território histórico-geográfico da Região da Guerra do Contestado, em Santa Catarina. O objetivo é fomentar o turismo na região, gerar renda para os pequenos produtores e difundir a cultura e o espírito caboclo-sertanejo. O projeto é uma parceria entre o Observatório da Região e da Guerra do Contestado, sediado na UEL, com a Associação Cultural Coração do Contestado, em Lebon Régis, e a Associação Cultural Cabocla Filhos do Contestado, de Timbó Grande.

As primeiras viagens estão marcadas para os dias 16 e 22 de outubro, com percursos de 6 e de 9 quilômetros, além de um evento (caminhada noturna) que pretende lembrar os 110 anos do início da Guerra do Contestado. A proposta é incentivar turistas a conhecerem a região por meio de passeios a pé, cavalgadas e pedaladas.

Além de vivenciar a cultura local e de apreciar as paisagens daquela região, será possível comprar produtos como vinhos, artesanato alimentar produzido por cooperativas da Agricultura Familiar e de de visitar espaços de memórias caboclos e da Guerra do Contestado, em museus familiares.

A proposta é que turistas passam fazer uma imersão no mundo sertanejo e da guerra, 110 anos depois do conflito. Segundo define o professor Nilson Cesar, Lebon Régis, Timbó Grande e diversos outros municípios do Contestado são o centro de uma região com marcas profundas, agregadora de elementos paisagísticos de interesse e curiosidade para visitantes. “Outros municípios da região deverão se aliar nesse caminho sem volta: o de mostrar ao Brasil e ao mundo, a força de um povo que esteve presente na formação do território nacional, que se reencontrou com sua cultura secular e com a importância da bravura dos seus antepassados”, define ele.

Para mais informações acesse aqui.

Leia também