Estudantes e professores participam de etapa avaliativa do modelo do Vestibular

Estudantes e professores participam de etapa avaliativa do modelo do Vestibular

Nesta etapa do levantamento será feita uma avaliação quantitativa por meio de formulário Google Forms,

Pedro Livoratti

Agência UEL


Professores de Ensino Médio, estudantes que entraram na UEL nos anos 2019 e 2020 e Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação participam da segunda etapa da avaliação do modelo de Vestibular, a partir das recentes alterações no Ensino Médio. Nesta etapa do levantamento será feita uma avaliação quantitativa por meio de formulário Google Forms, enviado no último dia 16 de março para os professores e estudantes que compõem a amostragem. Esses questionários deverão ser respondidos e devolvidos até a próxima segunda-feira (27).

A partir destes questionários a Comissão que coordena a avaliação deverá fazer uma análise de todas as informações levantadas. O conteúdo deverá ser reunido em um relatório final que será apresentado até outubro próximo ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Segundo a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, professora Sandra Garcia, esta segunda etapa incluirá ouvir a opinião de professores das redes pública e privada que atuam no norte do Paraná, a partir do apoio do Núcleo Regional de Ensino (NRE) e do Sindicato das Escolas Particulares de Londrina (Sinepe). 

De acordo com a coordenadora da Cops, o trabalho de avaliação do Vestibular teve início em novembro passado, uma iniciativa do CEPE, Cops e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A última reformulação do concurso ocorreu em 2012. A ideia é verificar pontos positivos e negativos do processo seletivo e avaliar possíveis impactos a partir da mudança do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e mexeu na estrutura do ensino a partir desse ano, definindo uma nova organização curricular, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A alteração, no entanto, tem provocado severas críticas por parte de pedagogos e estudiosos. 

Pesquisa qualitativa – numa primeira etapa, a equipe responsável pela avaliação do Vestibular organizou grupos focais, que, por meio de metodologia qualitativa, avaliou a percepção de ingressantes dos anos 2019 e 2020; de professores que integram os Colegiados de Cursos e de professores de Ensino Médio. O atual modelo prevê o Vestibular em duas fases. Na 1ª etapa são aplicados 60 testes de Conhecimentos Gerais. Na 2ª os aprovados são desafiados com questões abertas sobre Literatura, Língua Portuguesa e Redação, além de prova discursiva sobre conhecimentos específicos. Cinco cursos têm ainda a Prova de Habilidade Específica. As modificações deverão valer para o concurso que será realizado a partir de 2025.

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