Instituto Federal do Tocantins inicia atividades do doutorado em Educação em parceria com a UEL 

Instituto Federal do Tocantins inicia atividades do doutorado em Educação em parceria com a UEL 

Formalizada em 2023, a parceria entre as duas instituições resultou na abertura de 15 vagas voltadas a servidores e docentes do Instituto Federal do Tocantins

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em Palmas, realizou nesta quarta-feira (3) a aula inaugural do seu curso de Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter), fruto de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina. A aula magna contou com a presença de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação (PPEdu) e servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da UEL, docentes e servidores do IFTO, além dos primeiros doutorandos do programa. 

Formalizada em 2023, a parceria entre as duas instituições resultou na abertura de 15 vagas voltadas a servidores e docentes do Instituto Federal do Tocantins que possuem o título de mestre. O processo seletivo chegou ao fim em fevereiro deste ano e contou com a presença dos docentes da UEL Tony Honorato e Darcísio Natal Muraro. Honorato é coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPEdu) da UEL e também esteve presente na aula desta quarta-feira, ao lado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, Silvia Meletti.  

Por meio da parceria, parte dos 22 docentes do PPEdu/UEL irá ministrar aulas e atividades nos formatos presencial e remoto, além de orientar os doutorandos na elaboração das suas teses, aderindo à estrutura do programa criado em 1994 na UEL. Neste sentido, os doutorandos deverão focar as suas pesquisas em temas relacionados à área de concentração do PPEdu/UEL – Educação Escolar – optando por uma das três linhas de pesquisa: (1) Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação; (2) Docência: Saberes e Práticas; (3) Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares. 

Separadas fisicamente por mais de dois mil quilômetros, as duas instituições deram início às tratativas da parceria após o ingresso de uma servidora do IFTO no PPEdu/UEL, a pedagoga Quenízia Vieira Lopes. Servidora do IFTO desde 2005, Quenízia mudou-se para Londrina para cursar as disciplinas do doutorado em um período marcado por incertezas e novos desafios, em meio às restrições causadas pela pandemia da Covid-19. Atualmente, é orientanda da professora Adriana Regina de Jesus Santos.  

Também estiveram presentes no evento desta quarta-feira o coordenador local do Doutorado Interinstitucional em Educação, Rodrigo Carvalho Dias, e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim. 

Leia também