Alunos de Artes Cênicas apresentam dois espetáculos teatrais no mês de abril

Alunos de Artes Cênicas apresentam dois espetáculos teatrais no mês de abril

As apresentações de "Auto Teatral: Tentativas" acontecem nos dias 11 a 15, no Ceca. "Direções" será apresentada nos dias 18 a 20, no Ceca e no DAC.

As cortinas se abrem e o palco se ilumina para os estudantes do curso de Artes Cênicas da UEL no mês de abril. Alunos do terceiro e quarto ano se apresentarão nos próximos dias com dois espetáculos: “Auto Teatral: Tentativas” e “Direções”. Os trabalhos são orientados pela professora Adriane Gomes, do Departamento de Música e Teatro (Ceca). 

De 11 a 15 de abril, às 19h, os atores do quarto e último ano do curso irão performar seus Autos com “u”, como explica o estudante Emílio Negreiros. “O Auto, com o “u”, é uma peça, na maior parte das vezes de caráter pedagógico, e eminentemente religioso. É um gênero teatral que surgiu na idade média, quando se representavam os dois cultos mais importantes da religião católica: o Natal e a Páscoa. Portanto, a palavra “Auto” no título do espetáculo tem essa dimensão de ironia com a religião que estamos tentando pregar”, explica o aluno. 

Divulgação.

Tendo o espaço entre os prédios de Artes Cênicas, no Centro de Educação, Comunicação e Artes, como palco, a intenção é pregar o teatro como religião viva, corporal e, acima de tudo, prática. “Nós estamos ensaiando há quase um ano”, conta Negreiros, “e todo esse tempo, seja enquanto processo de criação ou no momento em que já tínhamos uma estrutura, é tentando que a gente faz teatro. A gente só faz teatro na prática”, decreta. 

Segundo Negreiros, o processo de preparação para o papel foi longo e árduo e conciliar a dedicação para a montagem com outras atividades da graduação se mostrou um grande desafio. “A montagem teatral é um processo ao qual você tem que estar completamente disponível, envolvido e entregue. Às vezes foi muito difícil conciliar as duas coisas”, lembra.  

As dificuldades se justificam quando se pisa no palco. Com essa experiência, o ator pôde ver o quanto ganhou de bagagem durante o curso. “Quando cheguei aqui no primeiro ano eu tinha outro corpo, outra noção de espaço, outra ideia de teatro. Agora eu tenho muito mais conhecimento, muito mais noção do que eu quero e do que eu gosto. Essa evolução que a gente vai tendo ao longo dos anos é incrível de se perceber”, conclui Negreiros. 

“Auto Teatral: Tentativas” é uma realização da disciplina de Montagem Teatral e do Programa de Ensino Práticas de Encenação. 

Direções 

Inspirados na obra “Woyzeck”, do escritor e dramaturgo alemão Georg Büchner (1813 – 1837), os alunos do terceiro ano de Artes Cênicas performarão o espetáculo “Direções” pela primeira vez no dia 18, às 19h, no Ceca. Nos dias 19 e 20, o palco das apresentações será a Divisão de Artes Cênicas (DAC) da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 193), também às 19h. 

Orientadora e coordenadora dos trabalhos, a professora Adriane Gomes explica que a proposta é partir de uma obra literária ou dramática para que cada estudante tenha a experiência de direção.

Woyzeck será abordado “utilizando os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas do curso e fora dele também, exercitando o olhar de fora da cena, buscando uma liberdade na criação a partir do que a obra sugere e possíveis relações com as questões que a obra incita. Cada estudante aproxima sua concepção da cena com suas inquietações e desejos”, explica. 

Divulgação.

A experiência, segundo Adriane, é singular para que os alunos tenham contato com diversos modos de criação e ampliação de potenciais criativos, tudo isso enquanto trabalham em coletivo. “Acho que a experiência do coletivo, do exercício de estar de fora e dentro num processo de criação ajudam a ampliar o olhar para os modos de criação e nisso a experiência da direção é extremamente enriquecedora aos e às artistas da cena”, pontua a diretora. 

Mais informações sobre o espetáculo “Direções” podem ser encontradas na página de instagram da montagem.

*Estagiária de Jornalismo da COM/UEL

Leia também