CLCH implementa Laboratório de Novas Tecnologias em atividade com estudantes do México

A Universidade Estadual de Londrina, por meio do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), inaugurou um espaço de estímulo à pesquisa sobre o uso de novas tecnologias na educação. A partir de 2024, estudantes e docentes do CLCH passam a contar com o Laboratório de Novas Tecnologias (Lantech), espaço equipado com novos computadores preparados para ampararem ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). A inauguração do Lantech, na noite desta sexta-feira (5), envolveu estudantes de 2º e 4º anos do curso de Letras-Espanhol da UEL e alunos de uma universidade do México em atividade síncrona em espaço virtual.

Na ocasião, explica a professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Jacicarla Souza da Silva, os estudantes foram expostos a uma nova experiência de aprendizado, o Teletandem. Criado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e adotado em diversas universidades brasileiras, o Teletandem proporciona aos estudantes a oportunidade de aprenderem idiomas uns com os outros, atuando ora como aprendizes da língua-alvo, ora como “professores” da língua na qual são nativos ou proficientes. Esta iniciativa foi realizada no contexto das disciplinas Práticas Interdisciplinares na Formação Docente I e III e Língua Espanhola II, marcando a primeira sessão dessa modalidade de ensino colaborativo de línguas estrangeiras no Centro de Letras e Ciências Humanas.

“É uma abordagem muito interessante porque, durante essas interações virtuais, os estudantes desenvolvem autonomia, consciência estratégica, competência intercultural e autorregulação”, destaca Jacicarla Souza da Silva.

A atividade foi realizada em parceria com a Mediateca da Escuela Nacional de Lenguas, Lingüística y Traducción (ENALLT) da Universidad Autónoma de México (UNAM), sob responsabilidade de Jacicarla e das professoras Romina Toranzos e Laura Marques. Além desta, há uma programação de atividades desta natureza com os alunos do México, adianta a diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas, Laura Taddei Brandini.

Durante a sessão com o Teletandem, os estudantes conversam metade do tempo em português e a outra metade em espanhol, abordando temas sugeridos pelas professoras coordenadoras. A proposta visa promover o aprendizado colaborativo e melhorar a proficiência na língua-alvo, conectando estudantes do Brasil e do México. Após as sessões de interação, os aprendizes participam de sessões de mediação nas quais refletem sobre aspectos linguísticos e culturais das interações. A maioria dos estudantes realizou as atividades no LANTECH do CLCH, marcando a inauguração do espaço com a prática intercultural entre Brasil e México.

Estudantes da UEL e da Universidad Autónoma de México desenvolveram a atividade em ambiente virtual, na noite desta sexta-feira (5).

Espaços como o LANTECH pertencem à Rede de Laboratórios de Informática para Atividades Acadêmicas (LINFAA) da UEL, que foi reequipada em 2024 com novos computadores. O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões em recursos oriundos do Fundo Paraná, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Estiveram envolvidos neste projeto setores estratégicos da UEL, tais como a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Planejamento (Proplan), de Administração e Finanças (Proaf), Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), diretores de centros de estudos e coordenadores dos colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação.