Comunidade interna elege propostas finalistas da arte do Vestibular 2025

Há 21 anos, toda a identidade visual utilizada no Vestibular UEL é de responsabilidade dos estudantes de Design Gráfico da instituição.

Estudantes, professores, servidores e alunos do 3º ano do Colégio de Aplicação da UEL elegeram nesta quinta-feira (11) as três propostas finalistas da arte do Vestibular 2025 da UEL, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. A Prova de Habilidade Específica será realizada no dia 29 de setembro. Esse será o primeiro concurso realizado em fase única, de dois dias, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no mês passado.

Há 21 anos os cartazes, bem como toda arte utilizada na divulgação do Vestibular, são de responsabilidade dos estudantes do 3º ano do curso de Design Gráfico da UEL, uma parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) com o Departamento e o Colegiado do curso.

Para elaborarem as propostas, acadêmicos de Design Gráfico consideraram demandas da Cops e da COM da UEL e realizaram estudos sobre cores, grafia e até pesquisas de opinião com vestibulandos

Na manhã desta quinta foram expostas cinco propostas elaboradas por grupos de estudantes a partir de informações repassadas pela própria Cops e pela Coordenadoria de Comunicação Social (Com). As três propostas melhores votadas pelos participantes deverão ser conhecidas no próximo dia 18 de abril, quando a Cops deverá divulgar a finalista, que estampará o cartaz do Vestibular 2025. A identidade visual também será utilizada no cabeçalho da prova, em todas as mídias sociais, no portal da Cops, no Manual do Candidato e na Revista Diálogos Pedagógicos.

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, afirmou que o trabalho dos estudantes de Design demanda uma grande responsabilidade, dada à repercussão do Vestibular, em centenas de mídias, portais e demais meios de comunicação. “É uma forma de demonstrarmos a nossa Universidade”, considerou a reitora.

Para a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, a partir das artes elaboradas pelos estudantes de Design Gráfico a Universidade consegue surpreender vestibulandos e a comunidade a cada ano. Ela detalhou que a apresentação da arte vencedora, que deverá ser feita na próxima semana, representa o início de um diálogo efetivo com o estudante interessado em um dos 53 cursos de graduação da UEL.

Segundo a professora Rosane Martins, do Departamento de Design, utilizar o trabalho dos estudantes na arte do Vestibular projeta o curso e proporciona aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar a prática de produção, ao mesmo tempo que oferece uma identidade nova a cada concurso. Além dela, participaram da orientação das equipes os professores Seila Cibele Sita Pretto, responsável pela disciplina de Planejamento Visual Gráfico; Marcelo Andreo (Design em movimento) e Rogério Zanetti Gomes (Produção e análise da imagem).

Grupo de 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UEL participou da votação que elegeu as três melhores propostas.

Cinco equipes formadas por estudantes do 3º ano do curso participaram da elaboração das propostas de arte do Vestibular 2025. Arthur Pedro Fortes Silva, Júlia Barão de Castro e Paula Lucis Fernandes de Oliveira, que apresentaram a proposta “Sinapses: conhecimento que gera reciprocidade”.

Ana Caroline Moreira de Sá, Maria Gabriela Vieira Paskakulis, Livia Lopes Miranda e Lucas Fernando S. Martins (Atravesse as portas do conhecimento). Erika Tiemi Kano, Karina Satomi Nakamura e Isabela Bortoli Harano (Acolhimento: tornar o processo mais humano). Annye Camargo Consalter, Giovanna Lins Torres de Resende e Joao Victor de Oliveira Souza (Da raiz à copa: o crescimento para além da Universidade) e Alex Akira Shimada e José Augusto Dias Diamante (Brilhe seu potencial).