Projeto de extensão “Tecer Idades” comemora 10 anos de atividades com programação especial

Um dos principais objetivos do projeto é dar voz à comunidade da terceira idade e envolvê-la em todas as etapas de produção de um programa de rádio.

José Eduardo Chirito*

Agência UEL

O projeto de extensão “Tecer Idades”, atualmente em uma ação parceira com a Universidade Aberta à Terceira Idade da UEL (UNATI), comemorou seu décimo aniversário no dia 27 de março. O projeto trabalha com a Comunicação através de programas de rádio, majoritariamente, elaborados por pessoas idosas, as quais também representam o público alvo dos programas. Os participantes do projeto se reúnem todas as semanas para planejamento das edições, que vão ao ar mensalmente na Rádio UEL FM (107,9 MHz), às 11h. Como parte da comemoração dos 10 anos de atividades, os integrantes do projeto estão produzindo um programa especial que vai ao ar neste sábado (13), às 11h.

Além disso, a celebração também conta com uma festa e duas palestras. Primeiramente no dia 16, para os estudantes do terceiro ano de Jornalismo, e também no dia 30, na pós-graduação de Saúde Coletiva. Por fim, as edições anteriores também serão disponibilizadas em formato de podcast nas plataformas de áudio.

Uma longa história

O projeto “Tecer Idades” foi criado em 2014, no entanto, inicialmente contava
com um formato diferente, através de mídia audiovisual. Foi só em 2017 que o
projeto assumiu a forma atual de programa de rádio e passou a ser veiculado mensalmente pela Rádio UEL. Desde 2023, o grupo produz a Revista UNATI em Rede, como parte das ações da Universidade Aberta à Terceira Idade da UEL.

Hoje em dia o projeto é coordenado pelo professor do Departamento de
Comunicação Régis Moreira e conta com 15 integrantes da terceira idade, além de estudantes monitores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, bem como funcionários da instituição, técnicos da rádio e o público ouvinte da Rádio UEL.

O professor Regis Moreira, primeiro à esquerda, comemora o sucesso das atividades. (Foto: Arquivo pessoal)

Impacto

Dentre as diversas contribuições do projeto, um dos principais objetivos do “Tecer
Idades” é dar voz à comunidade da terceira idade e envolvê-la em todas as etapas de
produção. Segundo o professor Régis Moreira, é importante que as próprias pessoas idosas possam falar sobre si sem interferência externa e protagonizando os processos de comunicação. Ele também acredita que os efeitos do projeto não afetam apenas a equipe, mas também as pessoas que consomem o programa.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.