PPG em Educação recebe docente da Universidade de Évora

PPG em Educação recebe docente da Universidade de Évora

Doutora em Ciências da Educação, ela desenvolveu atividades, ministrou aulas e participou de eventos acadêmicos, colaborando para aproximar ainda mais as duas instituições.

O trabalho desenvolvido pelos docentes da UEL em parceria com professores estrangeiros impacta diretamente a qualidade das pesquisas e do ensino ofertado aos estudantes das instituições envolvidas, abrindo caminhos para a resolução de demandas locais e regionais. Estas parcerias são viabilizadas por meio de Acordos de Cooperação Internacional que permitem desde a mobilidade de estudantes e docentes, até a transferência de tecnologias e a cooperação em projetos de grande impacto social. Neste sentido, a UEL vem estreitando laços com universidades que possuem enorme contribuição à educação e à cultura dos seus países, caso da Universidade de Évora, segunda mais antiga de Portugal, criada em 1559. 

Durante o mês de abril, o Departamento de Educação e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UEL colheram bons frutos dessas parcerias ao receberem a professora Marília Evangelista Sota Favinha, do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Doutora em Ciências da Educação pela mesma instituição, ela desenvolveu atividades, ministrou aulas e participou de eventos acadêmicos, colaborando para aproximar ainda mais as duas instituições. 

Em reunião institucional com a administração, na manhã desta sexta-feira (12), a professora conversou com o vice-reitor da UEL, Airton Petris, sobre uma série de temas de interesse comum. Estiveram presentes as professoras Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco, do PPGEdu, o docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional Rafael Bianchi Silva, o assessor jurídico da Procuradoria Jurídica Universitária (PJU), Luiz Gustavo Tiroli, e a assistente de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Thais Artoni Martins. 

A professora Marília Evangelista Sota Favinha (ao centro, de preto), esteve reunida com o vice-reitor, Airton Petris, na manhã desta sexta (12). (Foto: Com/UEL).

Eventos acadêmicos 

Durante a sua visita institucional, a professora Marília Evangelista Sota Favinha participou como conferencista no “II Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas escolas em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da Covid-19”. O evento teve o objetivo de promover reflexões em torno da formação do sujeito leitor no contexto escolar, tendo como parâmetro as implicações vivenciadas na pandemia da Covid-19. 

De acordo com as professoras Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco, o evento é vinculado ao projeto de pesquisa interinstitucional “Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial”, que envolve outros seis programas de pós-graduação em Educação. As instituições envolvidas são: Unesp – Campus Presidente Prudente e Marília, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Elas destacam que o objetivo do evento é compreender as práticas de leitura implementadas em tempos de pandemia e mapear ações exitosas, retrocessos e diretrizes desenvolvidas pelos sujeitos no pós-covid. Desta forma, possibilitando proposituras de ações inovadoras para a formação do sujeito leitor forjadas pelos protagonistas do processo ensino-aprendizagem. “O evento também almeja oferecer subsídios por meio da construção coletiva de material didático-pedagógico voltados para a introdução de mudanças no contexto escolar e a implementação de práticas de leitura compromissadas com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e para a formação de leitores por meio da formação continuada a ser ofertada aos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais”, concluem.

 

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