Visita de estudantes amplia diálogo sobre novas parcerias com a Universidade Meio 

Visita de estudantes amplia diálogo sobre novas parcerias com a Universidade Meio 

Localizada em Okinawa, no Japão, Universidade Meio possui acordo com a UEL vigente até 2028.

Com o objetivo de ampliar as ações voltadas à internacionalização na Universidade Estadual de Londrina, a vice-reitoria e o Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) receberam, na manhã desta segunda-feira (2), a visita de uma comitiva de estudantes e professores da Universidade Meio. Instituição de ensino superior localizada em Okinawa, na região sul do Japão, a Universidade Meio é parceira da UEL desde 2008, signatária de um acordo de cooperação internacional para trocas culturais e acadêmicas válido pelos próximos quatro anos.  

Durante a visita, o grupo de seis estudantes de graduação e um professor de Língua Portuguesa foi recebido pelo vice-reitor da UEL, o professor Airton Petris. A ocasião serviu para que os estudantes pudessem tirar dúvidas, especialmente sobre a presença da comunidade japonesa na região, além dos laços culturais e acadêmicos cultivados entre os dois países na Universidade Estadual de Londrina. 

Presente no encontro, a assessora de Relações Internacionais da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, destaca que a visita ocorreu em um momento muito oportuno já que duas estudantes da UEL estão de malas prontas para uma temporada de estudos na Universidade Meio. Jéssica Raquel Borges de Morais, do curso de Direito, e Karina Satomi Nakamura, de Design Gráfico, darão início à mobilidade internacional neste mês, permanecendo no Japão até março de 2025.  

“Foi uma coincidência muito boa que eles vieram nessa época que as nossas alunas estão indo para lá. Essa aproximação com a universidade, alunos e professores, o fato de existir essa integração, é algo muito positivo para o sucesso das parcerias internacionais”, avalia. 

Em seguida, o grupo foi levado a conhecer o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), contando com as explicações sobre a sua importância cultural por parte do docente do Departamento de História da UEL Richard André Gonçalves. 

Outro momento importante foi uma reunião com docentes dos departamentos de Filosofia e História e a diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas, Laura Taddei Brandini, para a avaliação de novas possibilidades de cooperação no âmbito da parceria entre as duas universidades. A visita ainda contou com uma almoço no Restaurante Universitário da UEL.

“Foi uma conversa bem produtiva porque nós também pensamos em dialogar mais com a Universidade Meio para podermos, eventualmente, propor também atividades que interessem mais esses alunos, para que eles possam estar matriculados desde o início da vinda para Londrina”, destaca a assessora de Relações Internacionais da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso.  

O Centro de Letras e Ciências Humanas recebeu o grupo de alunos japoneses na manha desta segunda-feira (2).
Leia também