Projeto leva conceitos de Educação Ambiental para alunos da rede municipal de Londrina  

Projeto leva conceitos de Educação Ambiental para alunos da rede municipal de Londrina  

Objetivo é transmitir conhecimentos sobre sustentabilidade e promover atividades práticas com vistas para a reutilização de materiais

Transmitir conhecimentos sobre sustentabilidade e promover atividades práticas com vistas para a reutilização de materiais que seriam destinados ao aterro sanitário de Londrina. Estes são objetivos do projeto de extensão Lonarte, do Departamento de Design (CECA) da UEL, que realizou uma oficina com alunos da Educação Básica da Zona Leste, na tarde desta quarta-feira (30). 

A unidade que recebeu a equipe do projeto foi a Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, que desde 2013 absorve a demanda das famílias na região do Jardim São Vicente Palloti. Atualmente, quase 500 alunos entre cinco e 11 anos estudam na escola e possuem a oportunidade de participar de ações formativas no contraturno escolar, algumas junto aos pais e responsáveis. 

A atividade desta quarta-feira foi proposta pela professora Camila Doubeck (Departamento de Design), atual diretora da Gráfica da UEL, coordenadora do projeto Lonarte. No primeiro momento, estudantes dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda realizaram falas sobre o impacto ambiental dos produtos, a importância do descarte correto, exemplos de redução do consumo e reutilização dos materiais, e sobre o conceito de Economia Circular.

É com base nesta lógica e em articulação com costureiras do Programa de Economia Solidária do município de Londrina, que o projeto Lonarte vem desenvolvendo bolsas, estojos, necessaires, pastas e porta documentos, com o objetivo de também gerar renda para as profissionais autônomas. Estes produtos são criados a partir de um material pouco aproveitado na cadeia de reciclagem: o PVC (policloreto de vinilo) usado para a fabricação de lonas e banners usados por empresas de comunicação.

“O PVC recicla maravilhosamente bem, o maior desafio vem pela mistura dos materiais porque a lona de PVC possui uma trama interna de poliéster e aditivos poliméricos para melhorar o acabamento das impressões. Então, a reciclagem existe mas é caríssima, se tornando inviável para a realidade brasileira”, explica a professora Camila Doubeck.

Participaram da atividade as graduandas do primeiro ano de Design Gráfico Vanessa Minakawa Sato e Carina Ramos de Proença, e de Design de Moda Ana Beatriz Kurowski e Hiago Henrique de Campos Vieira.     

Equipe do projeto Lonarte foi à Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico nesta quarta. (Foto: Agência UEL).

Em seguida, as crianças foram envolvidas na manipulação dos materiais e na construção de pequenos estojos e porta moedas, feitos com lona, ilhós (anéis metálicos) e fitas de cetim. Esta etapa contou com o apoio da direção da escola municipal, que adquiriu um equipamento usado na furação das lonas.

Ao lado do filho Isaque, de sete anos, o policial militar Junior Almeida considerou a atividade muito positiva. “Eles estão trabalhando uma matéria sobre reciclagem e teve uma tarefa essa semana que precisava pesquisar o tempo de decomposição. Ele escolheu a garrafa PET e a caixa de leite e aprendeu sobre isso. Então, é muito positiva para criar um conceito na mente deles”, diz. 

Durante a atividade, alunos desenvolveram novos produtos a partir do material de PVC. (Foto: Agência UEL).
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