Equipe da Itaipu Parquetec avalia projetos do Programa de Sustentabilidade Territorial

Equipe da Itaipu Parquetec avalia projetos do Programa de Sustentabilidade Territorial

Para conquistarem o financiamento, as iniciativas deveriam aderir a pelo menos dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma equipe do Itaipu Parquetec iniciou nesta segunda-feira (27) uma visita aos coordenadores e integrantes dos 11 projetos contemplados em agosto do ano passado no Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial. O programa atende 40 bolsistas estudantes de graduação, e 11 professores da UEL que recebem bolsas-auxílio, no valor de R$ 700,00 e de R$ 1,4 mil, respectivamente. Os projetos representam ações extensionistas com foco nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A equipe é formada por dois analistas da área educacional, Ana Paula Trevisan Lied e Alysson Guilherme de Lima Guimarães, além do professor Bruno Steckling, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Foz do Iguaçu, que atua como mentor de projetos. O cronograma de visita prevê o contato com todos os participantes das ações extensionistas até a próxima quarta-feira. O objetivo é fazer uma avaliação do trabalho realizado nestes primeiros meses e os impactos sociais.

Para conquistarem o financiamento, as iniciativas deveriam aderir a pelo menos dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). As ações contempladas buscam fortalecer as políticas públicas com foco nos ODS, mantendo uma relação mais próxima entre a universidade e a sociedade.

Equipe cumpre agenda de visitas na UEL até quarta, quando deverá manter contato com participantes dos 11 projetos contemplados no Programa. (Foto: Agência UEL).

No início da manhã a equipe se reuniu com o reitor em exercício da UEL, Airton Petris, acompanhado de parte dos Pró-reitores. O professor Airton destacou que todos os projetos foram selecionados a partir de critérios estabelecidos pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, considerando as exigências do edital do Programa da Itaipu e Parquetec. A partir daí foram selecionadas iniciativas que conseguem unir sustentabilidade e impacto social.

A Pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade, explicou que os 11 programas contemplados estão vinculados a projetos de extensão relacionados a iniciativas de pesquisa e de ensino. Entre as ações existem atividades já bastante estruturadas bem como iniciativas novas que foram propostas pelos extensionistas a partir dos critérios estabelecidos no edital.

A analista educacional, Ana Paula Trevisan Lied, explicou que cabe à equipe acompanhar o andamento das atividades de um total de 208 projetos aprovados no ano passado no Programa para Sustentabilidade Territorial. O investimento da Itaipu e Parquetec será de R$ 24 milhões para concessão de até mil bolsas-auxílio beneficiando universidades públicas do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. Para dar conta desta demanda, seis mentores acompanham mais diretamente um total de 35 projetos.

Confira e lista de projetos da UEL aprovados no programa:

A cultura tradicional afro-brasileira e indígena e a produção do conhecimento escolar: a Ludoteca da UEL e a produção e disseminação de jogos e tabuleiros com material reciclado e biodegradável;
Águas do Ema: preservando o futuro sustentável do ribeirão e comunidade;
Atenção Domiciliar: higiene bucal de pacientes acamados dependentes;
Geração de renda por meio do processamento de produtos agropecuários da agricultura familiar;
Guardiões das Abelhas: Educando para Preservar;
Jogos de Tabuleiro e Educação Ambiental (Oficina do Jogo Presencial e Virtual: Atividades para Comunidade Externa e Produção de Vídeos Didáticos para Internet);
Mitigação dos efeitos negativos do aquecimento global na sericicultura;
Projeto 3S – Sensibilização e Separação Seletiva em Condomínios Residenciais de Londrina;
Sustentabilidade e a contação de histórias afro-brasileiras, africanas e indígenas;
Tecendo saberes e construindo novas práticas sustentáveis e lúdicas na infância;
Territórios em Voz: racismo ambiental em debate.

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