Associação dos Amigos do Museu Histórico reivindica Título de Utilidade Pública Estadual

Associação dos Amigos do Museu Histórico reivindica Título de Utilidade Pública Estadual

Reconhecimento estadual poderá conferir mais evidência ao trabalho da entidade para expandir as atividades desenvolvidas no Museu

A diretoria da Associação dos Amigos do Museu Padre Carlos Weiss (Assam) solicitou a apresentação de um Projeto de Lei para concessão do Título de Utilidade Pública estadual para a entidade. O objetivo é ampliar a visibilidade do trabalho da associação e do Museu, abrindo ainda a possibilidade de captação de novos recursos por meio de editais do governo do Paraná. O assunto foi debatido nesta sexta-feira (21) pela diretoria da Assam com a deputada estadual, Cloara Pinheiro (PSD), e a diretora do Museu, professora Edméia Aparecida Ribeiro.

Segundo a diretora da Assam, Ana Rosa Lunardelli, o reconhecimento de utilidade pública estadual poderá conferir mais evidência ao trabalho da entidade, que possibilitaria expandir as atividades desenvolvidas no Museu com novas exposições transitórias e melhoria da infraestrutura existente. A proposta da Assam é que o Museu atraia cada vez mais visitantes.

O acervo é composto por 1,3 milhão de itens, desde documentos, arquivos em áudio e 3D. O Museu está entre os três mais visitados do estado. Nos últimos dois anos, foram registrados quase 50 mil visitantes de mais de 30 países, uma média de mais de 2 mil visitantes por mês.  

Com relação à melhoria de infraestrutura, a diretora da Assam explica que com novos recursos poderiam ser feitos novas reformas, melhoria e troca de mobiliário e um paisagismo adequado na área externa. A deputada Cloara Pinheiro confirmou que pretende entrar com o projeto de lei nas próximas semanas, a partir de um estudo feito pela própria entidade, contendo documentos e certidões.

O objetivo com o PL é ampliar a visibilidade do trabalho da associação e do Museu, abrindo a possibilidade de captação de novos recursos por meio de editais do governo do Paraná. (Foto: Agência UEL).

A concessão do Título de Utilidade Pública a entidades paranaenses é regulamentada pela Lei nº 17.826, de dezembro de 2013. De acordo com a lei, um parlamentar pode entrar com a solicitação declarando conhecimento das atividades e a relevância dos serviços prestados. O Título é uma credencial que permite a associações e entidades do terceiro setor, por exemplo, de pleitear auxílios e benefícios junto aos poderes públicos e empresas. Desde 2010 a Assam detém o Título de Utilidade Pública Municipal, conferido pela Câmara Municipal de Londrina (CML).

A deputada Cloara Pinheiro confirmou que pretende entrar com o Projeto de Lei nas próximas semanas. (Foto: Agência UEL).
Segundo Ana Rosa Lunardelli, o reconhecimento estadual poderá conferir mais evidência ao trabalho da entidade. (Foto: Agência UEL).

Museu Pe Carlos Weiss

O Museu Pe Carlos se encontra fechado para visitas desde setembro passado devido a obras de revitalização na parte elétrica do prédio. De acordo com o contrato assinado pela UEL, a reforma está prevista para ser executada em 12 meses. As obras estão orçadas em cerca de R$ 1,5 milhão, recurso proveniente da Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF), por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A obra deverá contemplar todas as instalações elétricas, substituindo a rede de fiação, pontos de distribuição de energia, circuitos, caixas de passagem, condutores, entre outros.

Segundo a diretora do Museu, Edmeia Ribeiro, a revitalização é importante para modernização e segurança de um dos mais importantes patrimônios culturais do Paraná. Ela explica que o prédio foi construído na década de 1950 e passou por melhorias na estrutura física nos últimos anos. Com a reforma, o espaço poderá receber futuramente equipamentos de refrigeração para que o material histórico não seja colocado em risco.

A concessão do título de utilidade pública estadual foi debatida nesta sexta-feira pela diretoria da Assam com a deputada estadual, Cloara Pinheiro (PSD), e a diretoria do Museu. (Foto: Agência UEL).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.