Mais de 2 mil candidatos pedem isenção do Vestibular pelo NIS

Seleção por análise socioeconômica começa no dia 11 de julho. Preço público das inscrições é de R$ 167,00. Processo é realizado pelo Sebec.

Beatriz Botelho

Agência UEL

O Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) da UEL divulgou a lista com o nome dos 2.078 candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023 pelo Número de Identificação Social (NIS), do Cadastro Único (CadÚnico). Do total, 1.278 tiveram a inscrição confirmada e outros 800 foram indeferidos. Esses últimos podem recorrer à decisão pelo site da Cops. O resultado final sai no dia 8 de julho.

A seleção pelo NIS é uma das possibilidades que os estudantes têm para conseguir isenção da taxa de inscrição do Vestibular. Para os que não possuem o Número, existe a modalidade de seleção socioeconômica do Sebec, que abre inscrições no próximo dia 11. O preço público de inscrição deste ano foi definido em R$ 167,00.

Nas duas modalidades, têm direito à isenção os estudantes que frequentaram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio completo na rede pública de ensino, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ou que foram bolsistas da rede privada de ensino, com bolsa integral, conforme especificado na Instrução de Serviço Conjunta Sebec/Cops/Proaf N° 001/2022.

Para a diretora do Sebec, Betty Elmer Finatti, todas essas ações têm o objetivo de aproximar a universidade da sociedade. “Mediante o panorama nacional da população brasileira, este edital trata de ir na perspectiva da inclusão desses sujeitos que estejam em situação maior de vulnerabilidade”, afirma.

Análise Socioeconômica

O prazo de inscrição pela análise socioeconômica do Sebec será de 11 a 15 de julho. Nessa modalidade, o desconto total ou parcial da taxa se baseia na renda per capita da família, a partir da análise dos documentos enviados pelos candidatos. A instrução de serviço define os seguintes valores: com até R$ 1.212,00 de renda per capita, os candidatos conseguem isenção total da taxa. Com renda de até R$ 1.818,00, é possível desconto de 50%. Se a renda for de até R$ 2.424,00, o desconto será de 30%.

Segundo a assistente social do Sebec, Gabriela Ferreira Viana da Silva, houve uma redução do número de documentos comprobatórios exigidos, ato que visa facilitar o processo para que mais candidatos se inscrevam. Confira a lista completa da documentação.

Após envio e análise, o resultado preliminar será divulgado dia 12 de agosto. Os candidatos terão alguns dias para entrar com recursos e, em 22 de agosto, será publicado o resultado final no site da Cops.

Gabriela afirma que, diferente das outras seleções, esta não é excludente. Por isso, não há um número definido de candidatos que podem fazer o pedido e eles não concorrem entre si. “Essa é nossa única seleção que não exclui. As pessoas que estiverem dentro dos critérios serão atendidas. A intenção é minimizar os impeditivos e agregar mais pessoas”, explica.

Vestibular 2023

Após o resultado de ambas as modalidades, os candidatos devem, obrigatoriamente, fazer a inscrição no Vestibular para garantir a participação no processo seletivo. O prazo para inscrição é de 25 de agosto a 10 de outubro. As provas do Vestibular 2023 da UEL serão aplicadas em duas fases: dia 5 de março (1ª fase) e dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase).