Inscrições para o Vestibular 2023 iniciam nesta quinta-feira (25)

Inscrições podem ser realizadas até 10 de outubro, pelo site da Cops. Primeira fase será no dia 5 de março de 2023.

A UEL abre, nesta quinta-feira (25), o período de inscrições para o Vestibular 2023, edição que marca o retorno ao modelo em duas etapas e a ampliação dos locais de prova para outras quatro cidades do Paraná. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro exclusivamente por meio do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), a partir das 17h desta quinta. As orientações podem ser encontradas no Manual do Candidato do Vestibular 2023, disponível também no site da Cops.

Para acessar o formulário de inscrição, os candidatos devem realizar um cadastro prévio, com login e senha. Nesta etapa, deve ser realizada a leitura e aceite dos termos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para avançar até o formulário online de inscrição. “No formulário, os candidatos farão a opção pelo curso e encontrarão o número de vagas e percentual de cotas. Também deve indicar se é ou não candidato treineiro e optar pela língua estrangeira. A primeira recomendação é ler o Manual do Candidato”, aponta a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.

Após realizado este procedimento, os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 167,00. A confirmação da inscrição é após o pagamento, com exceção dos candidatos que conseguiram isenção da taxa.

Garcia informa que, dentre todos os candidatos que passaram pela análise socioeconômica, 1920 candidatos poderão contar com a isenção de 100% da taxa de inscrição. O valor foi reajustado com base no que foi praticado na edição de 2019, o que ocorreu em razão do retorno ao modelo tradicional.

Provas

A UEL aplica a 1ª fase no dia 5 de março de 2023, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, que será nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão cobradas questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.

A prova de Habilidades Específicas do curso de Música, aplicada ainda neste ano, no dia 4 de dezembro, será realizada exclusivamente em Londrina. O resultado final do Vestibular 2023 sai em 4 de maio, no site da Cops, data em que será divulgada a lista da 1ª convocação.

“O Vestibular em duas etapas traz características muito específicas da UEL. É uma prova que preza pela interpretação, com questões envolvem diversos conhecimentos. É uma prova temática e as questões são interdisciplinares. O estudante precisa ler com atenção para interpretar aquilo que está sendo solicitado”, lembra Sandra.

A lista de obras literárias cobradas na edição deste ano também pode ser encontrada no site da Cops. A lista traz sete novos autores, sendo alguns bastante novos, como por exemplo o paranaense Miguel Sanches Neto, que além de escritor é professor universitário e atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Apenas três escritores da antiga lista foram mantidos: o gaúcho Moacyr Scliar, contista, cronista e romancista autor de mais de 70 livros; Mário de Andrade, poeta, romancista, e um dos fundadores do modernismo; e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país.

Ampliação

O Vestibular 2023 marca a ampliação dos locais de prova para outros quatro municípios do Paraná. Entretanto, apenas a primeira fase será realizada em cinco municípios. Por conta disso, moradores de Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama precisam considerar a realização da segunda fase em Londrina, caso sejam aprovados.

A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que definiu as regras do Vestibular 2023 também estipulou a quantidade de vagas ofertadas nas diferentes formas de ingresso. Das 3.100 vagas, 2.541 serão pelo Vestibular e outras 559 pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O documento pode ser consultado no site da Cops.