1ª Fase tem abstenção de 10,56%, a mais baixa dos últimos vestibulares

1ª Fase tem abstenção de 10,56%, a mais baixa dos últimos vestibulares

Índice reflete comportamento do candidato, que escolheu a universidade por sua boa qualidade e estrutura.

Um total de 1731 candidatos deixaram de comparecer à 1ª fase do Vestibular 2024 da UEL neste domingo (29), o que corresponde a uma abstenção de 10,56%, a menor registrada nos últimos concursos da UEL. No vestibular passado, o índice geral foi de 36%, enquanto, em 2022, 30% do total dos inscritos deixaram de comparecer às duas fases. Neste domingo, os candidatos responderam a 60 questões de Conhecimentos Gerais, Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Logo mais, às 21h, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) divulga o gabarito provisório.

O vice-reitor da UEL, professor Airton Petris, considerou que o menor volume de desistentes reflete o comportamento do candidato, que se decidiu pela Universidade considerando questões como qualidade, localização e possibilidade de cursar o Ensino Superior público. Neste vestibular, um total de 16.378 estudantes se inscreveram, incluindo os treineiros – estudantes que não completaram o Ensino Médio e fazem as provas como aprendizado.

A responsável pela Cops, professora Sandra Garcia, informou que a expectativa era por uma redução na abstenção. Por outro lado, em Guarapuava, o total de estudantes que não compareceram chegou a 25% do total de 132 inscritos. Segundo a professora, o alto índice foi por conta das condições climáticas registradas na região central do Paraná, onde as fortes chuvas dos últimos dias prejudicaram o acesso em diversos municípios.

Professor Airton Petris. Baixo índice de abstenção reflete a postura do candidato, que optou pela UEL (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Este ano, também foi aplicada a 1ª fase em Curitiba para 1538 candidatos, que registrou uma abstenção de 15,60%. Outras cidades do interior também acompanharam o mesmo patamar de ausência, como Cascavel (14,85%) e Umuarama (14,60%).

O tema da prova nesta 1ª fase foi Criador e Criatura, uma referência ao homem enquanto autor da tecnologia e todo o aparato tecnológico representando a obra da humanidade. Segundo a professora, a característica do Vestibular da UEL é a interdisciplinaridade, com o tema sendo cobrado de forma integrada, com o propósito de que o candidato possa cruzar conhecimentos.

De acordo com Sandra Garcia, coordenadora da Cops, tema da prova foi uma referência à questão tecnológica e suas relações com a subjetividade humana.

Resultado

O resultado definitivo da 1ª fase será divulgado no próximo dia 13 de novembro, a partir das 17h, no portal da Cops. A 2ª fase tem início no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 27 de novembro, os candidatos realizam a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, será aplicada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A 1ª convocação será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

Leia também