Bebê Clínica eterniza nome de seu idealizador, professor Luiz Walter
Bebê Clínica eterniza nome de seu idealizador, professor Luiz Walter
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), serviço pioneiro que transformou a atenção odontológica na primeira infância passou a se chamar oficialmente Clínica Odontológica Infantil – Bebê Clínica Prof. Luiz WalterNa manhã desta quinta-feira (22), a trajetória do Professor Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter ganhou um novo capítulo, com o descerramento de uma placa no interior da Clínica Odontológica Universitária (COU), como reconhecimento ao legado do pesquisador que, há 40 anos, transformava a saúde bucal na primeira infância. A partir de agora, a Bebê Clínica passa a carregar oficialmente o nome de seu idealizador e fundador: Clínica Odontológica Infantil – Bebê Clínica Prof. Luiz Walter.
A cerimônia de homenagem foi realizada no corredor da direção da Clínica com a presença da reitora, Andrea Name Colado Simão; do vice-reitor, Miguel Belinati Piccirillo; pró-reitores; diretores de Centros de Estudo e de órgãos suplementares; além de representantes da Associação Paranaense de Odontopediatria (Aproped) e do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria entre outros convidados. O evento contou ainda com a presença de professores, estudantes e servidores da COU.
Inovação e referência

(FOTO: Arquivo/COMUEL)
Em sua manifestação, a diretora da Clínica Odontológica Infantil, Cássia Dezan, destacou que o ciclo de comemorações dos 40 anos da unidade representa o momento em que o passado, o presente e o futuro se encontram. “Visionário, o professor Luiz Walter compreendeu que a atenção à saúde bucal deveria começar no primeiro ano de vida, antes do aparecimento dos problemas. Percebeu que era preciso cuidar não apenas da criança, mas também orientar, educar e envolver a família”, afirmou.
A ideia inovadora se tornou um serviço e, posteriormente, um modelo que ultrapassou as fronteiras da Universidade e do país, se consolidando como referência. “A dimensão mais bonita de todo o projeto é o atendimento a milhares de crianças que passaram por aqui e suas famílias, nos profissionais que levaram para outros lugares o conhecimento adquirido e, sobretudo, na compreensão de que a universidade pública cumpre plenamente sua missão quando transforma conhecimento em benefício para a sociedade”, pontuou a diretora. Ela expressou gratidão a colegas, instituições e profissionais que contribuíram para a consolidação do projeto, estendendo o reconhecimento a professores, servidores, profissionais de saúde, estudantes, residentes, pesquisadores e colaboradores.

Modernização e investimento no futuro
Ao longo do ano, a unidade recebeu diversas homenagens, incluindo menções da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e do Conselho Regional de Odontologia. O marco temporal também evidencia como a unidade se prepara para o futuro, por meio da modernização dos processos de gestão, da implantação do prontuário eletrônico, do fortalecimento das relações com a rede pública de saúde, da captação de recursos para equipamentos e do planejamento de melhorias na estrutura física. “São iniciativas fundamentais para assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população”, concluiu Dezan.
Para a reitora Andrea Name Colado Simão, a ocasião foi oportuna para reafirmar de maneira categórica o apoio irrestrito da administração aos órgãos suplementares da instituição. Durante o seu pronunciamento, a gestora enfatizou que apoiar a Bebê Clínica transcende a mera valorização discursiva do trabalho executado diariamente no local. É preciso, segundo ela, evidenciar a verdadeira magnitude e o alcance estratégico desse órgão para toda a macrorregião.

A reitora destacou que a Universidade Estadual de Londrina se consolida como um pilar fundamental no desenvolvimento da assistência à saúde pública local e regional, atraindo profissionais de diversas partes do país interessados em integrar os programas de residência da instituição. “Isso precisa ser sempre enfatizado. Apoiar um órgão suplementar é entender que ele faz parte de um grande planejamento de cidade e de região. Precisamos que seja vista exatamente dessa forma”, argumentou Name. Como desdobramento prático desse compromisso político e institucional, a administração anunciou formalmente durante a cerimônia a ampliação das instalações físicas da unidade, uma medida projetada para assegurar que a excelência acadêmica seja plenamente estendida à qualidade dos serviços prestados à comunidade.
O vice-reitor Miguel Belinati Piccirillo também ressaltou o caráter inovador da iniciativa. “O Professor Walter esteve muito à frente do seu tempo quando teve a ideia de fundar um órgão de atendimento especializado à criança e ao adolescente. Realizamos aqui uma justa homenagem à sua trajetória e a todo o serviço que ele idealizou e ajudou a construir”, afirmou.
Impacto assistencial
Reconhecida internacionalmente pelo impacto na promoção da saúde bucal infantil, a Bebê Clínica funciona anexa à Clínica Odontológica Universitária (COU). O serviço, mantido por professores, estudantes e profissionais do curso de Odontologia, já atendeu cerca de 50 mil crianças — desde os primeiros meses de vida até os cinco anos.
Atualmente, a unidade realiza em média 400 consultas mensais agendadas, englobando a promoção da saúde bucal e tratamentos curativos como restaurações, procedimentos endodônticos e exodontias. Além disso, oferece 150 procedimentos mensais de suporte imediato a crianças que necessitam de atendimento de urgência.
Veja fotos da cerimônia:
*Assessora especial na Coordenadoria de Comunicação/UEL










