Parfor abre inscrições para professores da Educação Básica. UEL oferta vagas em oito cursos

Universidade oferta 320 vagas para professores da educação básica, que têm até 11 de novembro para fazer inscrições.

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) está com inscrições abertas. Nesta edição, a UEL oferta 320 vagas para professores da educação básica, que têm até 11 de novembro para realizar a inscrição pela Plataforma Capes de Educação Básica.

Há duas possibilidades de participação: como segunda licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação; e como formação pedagógica, para bacharéis e tecnólogos sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas.

São 40 vagas em cada um dos oito cursos ofertados pela UEL: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química. O resultado preliminar da seleção está previsto para 20 de dezembro. As aulas têm previsão de início em janeiro de 2023, sempre aos sábados e presencialmente no Campus. O cronograma completo está disponível no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Parfor UEL

A UEL foi a primeira universidade paranaense a aderir ao programa. Nesta edição, é a instituição do Sul do País que mais ofertará vagas. Até agora, mais de 600 profissionais da rede pública de ensino, de 57 municípios da região, passaram pela formação.

A coordenação institucional do Parfor UEL é da professora Zuleika Piassa, do Departamento de Educação (Ceca). Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail zuleikapiassa@uel.br. O Parfor foi criado em 2009 como uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) desenvolvida pela Capes.