Administração da UEL inicia prestação de contas dos últimos dois anos

Trabalho deverá se estender até o mês de outubro, levando informações detalhadas aos conselhos dos nove centros de estudo.

A reitora da UEL, Marta Favaro, deu início na semana passada a uma prestação de contas das ações da atual gestão junto aos centros de estudos. O trabalho deverá se estender até o mês de outubro levando a informação detalhada aos conselhos dos nove centros. O objetivo é apresentar resultados de investimentos, demais ações transversais como melhorias estruturais, obras de acessibilidade, implementação do novo sistema de segurança no Campus, esforço concentrado para captação de recursos financeiros e abertura de diálogo com a sociedade civil.

Segundo a reitora, trata-se de um marco da gestão de dois anos, em que é possível observar que a Universidade avançou em vários aspectos. Ela considera que a UEL está mais acessível e segura e conta com mais recursos financeiros para execução de projetos estratégicos em todos os centros de estudos. Paralelamente, afirma, foi implementada uma modernização dos sistemas de fluxos e processos internos melhorando as condições de trabalho de agentes universitários e professores. Nesse período, avalia ela, a Universidade também avançou na relação com a sociedade externa participando de eventos, tendo assento nas governanças e dialogando com lideranças políticas das esferas municipal, estadual e Federal.

“É uma prestação de contas com o objetivo de demonstrar que aquilo que propomos em um primeiro momento foi muito bem planejado e está sendo executado por uma equipe competente. A UEL segue avançando para ser melhor a cada dia”.

Marta Favaro, reitora da UEL.

Nos últimos dias, a equipe da Reitoria esteve no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Ciências Exatas (CCE).

Reitoria eleita estará à frente da UEL nos próximos 4 anos.
Vice-reitor, Airton Petris, e reitora da UEL, Marta Favaro. Gestão enfrentou desafios e implementou melhorias nas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias (Fonte: Agência UEL).

Ações

Entre as ações elencadas, estão a captação expressiva de recursos financeiros para melhorias no ensino, pesquisa, extensão e ainda nos serviços para as comunidades universitária e externa. A soma de captação, entre junho de 2022 até agora, foi de mais de R$ 167 milhões. Nos últimos dois anos, foram captados mais de R$ 62 milhões pelo Fundo Paraná, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e em emendas parlamentares de deputados federais e estaduais. A captação veio por meio de 44 projetos estratégicos, elaborados em parceria com os centros de estudos, setores administrativos e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

O documento ressalta especialmente as melhorias estruturais realizadas no Campus, como a obra de acessibilidade no Calçadão, a instalação de iluminação em LED por meio de parceria com a Prefeitura de Londrina e a Londrina Iluminação e a implementação do novo sistema de segurança, que tornou o ambiente do Campus mais seguro.

Outro marco importante da gestão Marta Favaro e Airton Petris foi a criação do curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no Centro de Ciências Exatas (CCE), com início da primeira turma em agosto passado. Nos últimos dois anos, também foi implementada a Curricularização da Extensão em todos os 53 cursos de graduação presenciais. Na área acadêmica, outro destaque foi a aprovação de dois novos cursos de doutorado em Psicologia e Bioenergia. Com relação ao acesso ao Ensino Superior, a UEL, por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), está implantando este ano o novo formato para o Vestibular da UEL, juntamente com a Comissão Permanente de Seleção (Copese), que passará a ser realizado em fase única de dois dias. O objetivo é dinamizar o concurso e atualizar o formato às mudanças recentes promovidas no Ensino Médio.

Entre as chamadas ações transversais, o Relatório de Gestão destaca a definição de um Grupo de Trabalho (GT), instituído pela Portaria 4126/2022, dedicado a promover atividades de combate ao racismo na instituição.  Foi organizada uma campanha institucional “UEL na luta contra o racismo”, lançada oficialmente em março de 2023, para ações permanentes contra o racismo, promoção estratégica de enfrentamento e combate de forma conjunta e articulada.

Ainda nesta gestão, foi aprovada a Resolução CA 024/2024, que estabelece regras e um cronograma para suprimir o uso e a compra de produtos plásticos de uso único.  O objetivo é suprimir copos, garrafas, talheres, pratos, canudos e mexedores em toda a extensão do Campus Universitário e nas instâncias administrativas da UEL.

Nas próximas semanas estão agendadas visitas ao Centro de Educação Física (Cefe), Centro de Ciências Humanas (CLCH), Centro de Ciências das Saúde (CCS), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Além de realizar a prestação de contas pessoalmente, um relatório de gestão foi preparado e disponibilizado para que a comunidade interna possa ter acesso ao conteúdo. O documento tem cerca de 100 páginas e está disponível aqui.