Projetos da UEL reforçam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no litoral do PR
Projetos da UEL reforçam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no litoral do PR
Parceria entre o Governo do Paraná, a SETI e as universidades estaduais dissemina conhecimento científico em meio ao lazer.A Universidade Estadual de Londrina está integrando as ações do Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado voltada para turistas no litoral e na Região Noroeste que conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Em Caiobá, no litoral do estado, o foco dos projetos de extensão participantes é promover atividades relacionadas à ciência, educação de qualidade e conservação do meio ambiente, com vistas para a propagação do conhecimento científico. Os projetos de extensão possuem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e permanecerão expostos no estande da SETI das 8h às 12h e das 15h às 19h, na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa até o início de fevereiro.
HISTÓRIA E INTERAÇÃO
Com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e a criatividade dos veranistas, a docente do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) Gisele Franco de Lima Santos vem coordenando a ação “Jogos de Tabuleiros Antigos e de Matriz Africana”. A ação oportuniza aos veranistas a mesma experiência desenvolvida no projeto de extensão “ABC do Jogo”, onde a professora desenvolve atividades com jogos de tabuleiros criados há mais de 5.000 anos e que ajudam a contar a história de diferentes povos e etnias.
Nesta ação, os veranistas terão a possibilidade de conhecer e experimentar jogos que apresentam uma lógica diferente dos jogos de tabuleiros praticados no Brasil advindos da cultura ocidental europeia. Tanto os dados, o sentido de deslocamento no tabuleiro e o significado do jogo são diferentes dos habituais patenteados após a Idade Moderna. Além disso, serão destacados os jogos de tabuleiros de matriz africana que destacam a realidade vivenciada no antigo Egito e em outros países do continente africano.
CIDADANIA E DEMOCRACIA
A primeira etapa da parceria entre a SETI e as universidades estaduais ocorreu entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, e consistiu na ação “Praia Consciente”.
Neste momento, as ações envolveram temas como democracia e cidadania por meio dos jogos de cartas, narrativas, brincadeiras, dinâmicas, jogo da memória e dominó. A coordenação das atividades desenvolvidas pela UEL foi da professora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Renata Schlumberger Schevisbiski, coordenadora do projeto de ensino, pesquisa e extensão Ensipol – Ensino de Ciência Política.
MEIO AMBIENTE
A partir da próxima segunda-feira até o início de fevereiro, a participação das universidades terá como foco a “Preservação e Conservação Ambiental”. Para isso, docentes e alunos da UEL irão oportunizar vivências educativas e reflexivas sobre ações humanas necessárias para mitigar os problemas ambientais que ameaçam a sobrevivência de todas as formas de vida no planeta. A coordenação desta etapa será da professora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Silmara Sartoreto de Oliveira.
De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), a realização das atividades resultará na produção de diversos materiais educativos a serem oferecidos ao público e replicados em ações futuras dos projetos.