Taxa de aprovação do Cursinho da UEL no Vestibular 2023 atinge 47%

Dos 280 alunos que prestaram o Vestibular 2023 da UEL, 132 foram aprovados em cursos como Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Direito e Engenharias.

Criado em 1996 para proporcionar aos alunos de escolas públicas melhores condições e ferramentas metodológicas para ingressarem em boas universidades do País, o Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) da UEL comemora, mais uma vez, o êxito dos seus estudantes no Vestibular da UEL. Com a divulgação da lista de aprovados do Vestibular 2023 na última quinta-feira (4), durante a VestibaFest, no Aterro do Lago Igapó, subiu para 47% a taxa de aprovação real, 13% a mais do que no último processo seletivo. O número de aprovados no Vestibular UEL 2023 poderá ser ainda maior, uma vez que a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) realiza, no próximo dia 22 de maio, a segunda convocação e, assim, sucessivamente.

De acordo com a coordenadora-geral do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, 280 dos 450 alunos matriculados prestaram o Vestibular. Destes, 213 passaram para a 2ª Fase, sendo que 132 foram aprovados em cursos como Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Direito, Engenharias, em licenciaturas, Administração, Secretariado Executivo, Pedagogia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Farmácia e Educação Física.

“Normalmente, não contamos por aprovações, mas pelo número de estudantes aprovados. Esse número cresceu bastante. Saímos da pandemia e tivemos um período um pouco maior para trabalhar com os nossos alunos os conteúdos. Terminamos nossa turma no começo do mês de abril, quando teve a segunda fase, então foi um trabalho mais tranquilo. Conseguimos fazer de forma mais completa”, lembrou a coordenadora.

Vale lembrar que, neste período, dezenas de alunos do CEPV também optaram por pleitear vagas em universidades através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou custear os estudos pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Um destes estudantes é Gustavo André Oliveira, 19 anos, morador da Zona Norte de Londrina. O estudante foi aprovado em Letras na primeira convocação do Vestibular. “Um professor me incentivou a melhorar, me disse que dava para ir além e acreditou em mim. Ele me apresentou o Cursinho da UEL e fui aprovado no Sisu. Quando soube, não acreditei. A primeira pessoa que contei foi aquela professora do CEPV que está ali. Nos últimos dias antes da prova, ela corrigiu muitas redações minhas porque eu estava muito nervoso de não fazer uma boa redação”, disse durante a festa.

Aprovado em Letras na UEL, Gustavo André Oliveira esteve na VestibaFest para comemorar. (Foto: André Ridão/Agência UEL)

27 anos de conquistas

Iniciativa que vem dando certo há 27 anos, o Curso Especial Pré-Vestibular da UEL também representa um importante espaço de prática docente para graduandos da Unniversidade. O Cursinho trabalha com a interação entre instrutores e alunos, incentivando não apenas o contato profissional, mas também pessoal, o que explica tamanha alegria e vibração entre estudantes e professores durante a festa dos aprovados do Vestibular 2023.

Rita também lembra que, além de possuírem um contato mais próximo, os professores e a equipe elaboram aulas online e materiais de apoio e, ainda, utilizam ferramentas digitais como podcasts. “Muitos alunos moram em municípios vizinhos de Londrina então aproveitam o deslocamento para escutar no Spotify, além de ser ferramenta de acessibilidade”, considerou.

O processo seletivo para se matricular no Cursinho da UEL exige comprovação da inscrição em algum programa social do Governo Federal, tendo sido voltado aos estudantes que possuem o Número de Identificação Social (NIS). “Agora, para 2023, já voltaram a ser feitas as duas formas de seleção. O Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade) tem feito a seleção socioeconômica e, também, pelo Nis”, encerrou a coordenadora.