Professores da UEL compõem obra sobre Biodireito e Direito da Personalidade

Livro é produto de trabalho de 45 autores e é composto por 28 textos que tratam da intersecção entre direito da personalidade e biodireito.

Os docentes Rita de Cássia Spolador, Daniela Braga Paiano e Cláudio Moreno, do Departamento de Direito Privado, e Juliana Pavão, do Departamento de Direito Público, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), participaram da elaboração do livro Biodireito e Direito da Personalidade: Questões Polêmicas, lançado pela Editora Thoth. A obra é produto de um trabalho coletivo de 45 autores, sob a coordenação das professoras Claudia Loureiro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Maria Helena Diniz, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

O livro é composto por 28 textos que debatem a interseccionalidade entre biodireito (ramo do Direito que trata das implicações éticas relativas à vida) e direitos da personalidade e trazem discussões atuais sobre princípios bioéticos relevantes. A obra também fomenta um diálogo entre o ordenamento jurídico brasileiro e o da União Europeia e promove um estudo comparativo entre países como Portugal e Ucrânia.

Rita de Cássia colaborou em dois artigos da obra. A docente conta que a pesquisa foi fruto dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa “Negócios Biojurídicos: as Tecnologias e o Direito Civil”, em que atua como coordenadora. “A obra tem importância salutar para a ciência do Direito, pois vincula o Direito Civil com o Biodireito. É exatamente o foco das pesquisas realizadas pelo projeto coordenado na UEL”, explica.

Ligado ao Programa de Pós-graduação em Direito Negocial da UEL, o projeto visa analisar categorias contratuais vinculadas ao desenvolvimento biotecnológico, utilizando-se do Biodireito e de seus reflexos no Direito Civil. As duas áreas dialogam diretamente com as questões propostas no livro, principalmente no tocante aos negócios jurídicos e declarações unilaterais de vontade.

A obra já está disponível para pré-venda no site da Editora Thoth. A versão física tem 10% de desconto, custando R$ 103,00, enquanto o e-book sai pelo valor de R$ 80,00. A previsão de envio pelo site é a partir do dia 8 de outubro.

Serviço

Lançamento do livro “Biodireito e Direito da Personalidade: Questões Polêmicas”, de Claudia Loureiro e Maria Helena Diniz (Editora Thoth);
A versão física tem 10% de desconto e custa R$103,00 e o e-book sai por R$ 80,00;
Pré-venda disponível no site, com envios a partir do dia 8 de outubro.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.