Produções de estudantes da UEL estão na programação do Festival Kinoarte de Cinema 

Produções de estudantes da UEL estão na programação do Festival Kinoarte de Cinema 

Festival Kinoarte de Cinema será realizado entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro com programação gratuita.

publicado por

Agência UEL


Pelo segundo ano consecutivo, produções de estudantes do curso de Artes Visuais da UEL foram selecionadas para compor a programação do Festival Kinoarte de Cinema, mais longevo do setor no Paraná, em sua 26ª edição. Com programação estendida e totalmente gratuita, o festival será realizado entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro e irá exibir produções recentes de Londrina e região ao lado de filmes de destaque do cenário nacional. 

Os curtas-metragens que entraram na programação foram produzidos no âmbito das atividades propostas na disciplina de Expressão em Mídias Audiovisuais. Envolvendo os gêneros Ficção, Documentário e Vídeo-ensaio, as produções serão exibidas na mostra competitiva londrinense. 

As obras selecionadas possuem direção das graduandas em Artes Visuais Isabella Mazzioni dos Reis (SPECULO), Nana Caper-Claro (O Tempo), Larissa Pontes (Incandescente), e Ana Beatriz Campana e Luana Girotto (CЯUA), e do estudante Deivid Coelho (O Intruso). Confira a ficha técnica de cada curta-metragem ao final da reportagem.

Para o professor Valter do Carmo Moreira, a seleção é reflexo do comprometimento, criatividade e excelência técnica do grupo de estudantes, bem como da qualidade pedagógica da formação que é oferecida no Departamento. “Essas seleções não apenas enaltecem o trabalho de nossos alunos, mas também destacam a importância de fortalecer e investir nas atividades audiovisuais dentro do curso de Artes Visuais, consolidando nossa contribuição cultural e artística”, avalia o professor.

Ao lado das professoras Carla Juliana Galvão Alvez e Vanessa Tavares da Silva, também envolvidas nas atividades, ele destaca que a qualidade do trabalho ainda rendeu às alunas Ana Beatriz Campana e Luana Girotto o passaporte para exibirem seu curta-metragem em outro estado do País. Isso porque a obra CЯUA foi selecionada e irá compor a programação do Circuito Penedo de Cinema, entre os dias 25 de novembro a 1° de dezembro, em Penedo (AL). No Circuito Penedo de Cinema, a obra irá competir na categoria “Curta-metragem”.

Festival Kinoarte

Em 2024, o 26º Festival Kinoarte de Cinema irá levar os interessados em conhecerem novas produções cinematográficas ao Espaço Villa Rica Cinema, além de movimentar espaços como a Concha Acústica de Londrina e o Zerão. Nestes locais, mais de 50 filmes serão projetados incluindo ficções, documentários e competitivas de curtas metragens, além de debates e da já tradicional sessão infantil Kinocidadão. O Festival promove também as atividades de mercado onde produtores locais têm a chance de apresentar seus projetos para importantes players nacionais.

“A seleção também reafirma a relevância e o crescimento do audiovisual no âmbito de nossas práticas acadêmicas e esta presença repetida no festival solidifica o papel de nosso curso no cenário audiovisual regional e nacional”, conclui o professor Valter do Carmo Moreira.

A programação completa do 26º Festival Kinoarte de Cinema pode ser conferida neste endereço

O Festival é uma realização do Governo Federal através do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Secretaria Estadual de Cultura do Paraná e produção da @leste_br e Kinoarte.

A UEL no Festival Kinoarte 2024

Título: CЯUA 

Sinopse: Em CЯUA, testemunhamos a rotina cotidiana de uma mulher na cozinha, que toma um rumo inesperado durante o preparo de uma refeição meticulosa. A protagonista enfrenta uma jornada psicológica intensa, revelando as complexidades de sua natureza. CЯUA explora a psique da personagem, questionando os contrastes entre realidade e distorção mental, desafiando suas percepções sobre essa linha tênue da mente humana.

Direção: Ana Beatriz Campana e Luana Girotto

Gênero: Ficção

Ano: 2024

Duração: 4′

Título: INCANDESCENTE

Sinopse: Virgínia é uma jovem solitária que não se sente pertencente ao lugar onde vive. Em busca de reconhecimento, ela viaja para sua cidade natal, no interior, onde se depara com um passado vertiginoso. Diante de uma crise existencial, ela descobre seu corpo como casa.

Direção: Larissa Pontes 

Gênero: Ficção

Ano: 2023

Duração: 11′

Título: O INTRUSO

Sinopse: Diversos relatos de aparições combinados por sonhos estranho de Felix o levaram a buscar a origem disso, porém ele não esperava estar sendo observado por algo muito além de sua compreensão.

Direção: Deivid Coelho

Gênero: Ficção

Ano: 2024

Duração: 2’34

Título: O Tempo

Sinopse: Uma garota presa pela indissociabilidade entre ser e tempo se encontra e se entrelaça em seu monólogo, onde as noções das horas se perdem, tentam se encontrar, e voltam entre si.

Direção: Nana Caper-Claro 

Gênero: Vídeo-ensaio

Ano: 2024

Duração: 9’20

Título: SPECULO

Sinopse: Em diferentes espaços urbanos do tempo presente, pessoas comuns devem responder a uma simples pergunta: o que elas veem quando olham para o espelho. Na busca pela resposta, elas devem enfrentar as próprias concepções sobre imagem, identidade e tempo.

Direção: Isabella Mazzioni dos Reis 

Gênero: Documentário

Ano: 2024

Duração: 3’37

(Com informações da assessoria de imprensa do 26º Festival Kinoarte de Cinema).

Leia também