Projetos da UEL reforçam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no litoral do PR

Projetos da UEL reforçam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no litoral do PR

Parceria entre o Governo do Paraná, a SETI e as universidades estaduais dissemina conhecimento científico em meio ao lazer.

A Universidade Estadual de Londrina está integrando as ações do Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado voltada para turistas no litoral e na Região Noroeste que conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Em Caiobá, no litoral do estado, o foco dos projetos de extensão participantes é promover atividades relacionadas à ciência, educação de qualidade e conservação do meio ambiente, com vistas para a propagação do conhecimento científico. Os projetos de extensão possuem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e permanecerão expostos no estande da SETI das 8h às 12h e das 15h às 19h, na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa até o início de fevereiro. 

HISTÓRIA E INTERAÇÃO

Com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e a criatividade dos veranistas, a docente do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) Gisele Franco de Lima Santos vem coordenando a ação “Jogos de Tabuleiros Antigos e de Matriz Africana”. A ação oportuniza aos veranistas a mesma experiência desenvolvida no projeto de extensão “ABC do Jogo”, onde a professora desenvolve atividades com jogos de tabuleiros criados há mais de 5.000 anos e que ajudam a contar a história de diferentes povos e etnias.  

Nesta ação, os veranistas terão a possibilidade de conhecer e experimentar jogos que apresentam uma lógica diferente dos jogos de tabuleiros praticados no Brasil advindos da cultura ocidental europeia. Tanto os dados, o sentido de deslocamento no tabuleiro e o significado do jogo são diferentes dos habituais patenteados após a Idade Moderna. Além disso, serão destacados os jogos de tabuleiros de matriz africana que destacam a realidade vivenciada no antigo Egito e em outros países do continente africano.

CIDADANIA E DEMOCRACIA

A primeira etapa da parceria entre a SETI e as universidades estaduais ocorreu entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, e consistiu na ação “Praia Consciente”.

Neste momento, as ações envolveram temas como democracia e cidadania por meio dos jogos de cartas, narrativas, brincadeiras, dinâmicas, jogo da memória e dominó. A coordenação das atividades desenvolvidas pela UEL foi da professora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Renata Schlumberger Schevisbiski, coordenadora do projeto de ensino, pesquisa e extensão Ensipol – Ensino de Ciência Política

Professora Renata Schlumberger coordenou o projeto e recebeu a visita do secretário da SETI, Aldo Bona. (Foto: arquivo pessoal).

MEIO AMBIENTE

A partir da próxima segunda-feira até o início de fevereiro, a participação das universidades terá como foco a “Preservação e Conservação Ambiental”. Para isso, docentes e alunos da UEL irão oportunizar vivências educativas e reflexivas sobre ações humanas necessárias para mitigar os problemas ambientais que ameaçam a sobrevivência de todas as formas de vida no planeta. A coordenação desta etapa será da professora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Silmara Sartoreto de Oliveira.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), a realização das atividades resultará na produção de diversos materiais educativos a serem oferecidos ao público e replicados em ações futuras dos projetos.

Em Caiobá, atividades ocorrem na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa até o início de fevereiro. (Foto: arquivo pessoal).
Leia também