De carona no Dia Mundial Sem Carro, projetos da UEL ofertam serviços à comunidade

Projetos de pesquisa e extensão estarão presentes para divulgar serviços da universidade. Evento é organizado pela CMTU e Prefeitura de Londrina.

Ao longo deste sábado (23), a Avenida Higienópolis, entre os trechos das ruas Alagoas e Sergipe, ficará fechada para receber as atividades do Dia Mundial Sem Carro, evento internacional que busca promover uma reflexão sobre o uso consciente do automóvel. Em meio às ações educativas e à programação cultural, projetos de pesquisa e extensão da UEL estarão presentes, das 9h às 17h, para divulgar e ofertar serviços à população, integrando o trabalho que é realizado na universidade com demandas sociais.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, a participação de ações da UEL reafirma o papel da Universidade na produção, difusão e compartilhamento do conhecimento, Além disso, aproxima a comunidade externa de uma série de atividades e iniciativas inovadoras desenvolvidas na academia. Embora tenha participado em outras oportunidades com alguns projetos, esta é a segunda vez que a UEL estará presente como apoiadora institucional do evento, realizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Prefeitura Municipal de Londrina (PML).

O estande da UEL ainda contará com a presença do grande personagem do Vestibular 2024, o Pica-Pau Benedito.

Saúde bucal

Um destes projetos é realizado pelo Departamento de Odontologia da UEL há mais de 30 anos, sendo o mais antigo projeto extensionista ainda em atividade. Docentes e alunos que integram o “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade e Prevenção e Promoção da saúde bucal para pacientes da terceira idade” irão orientar o público sobre cuidados importantes relacionados à saúde geral e bucal, com o foco na prevenção de doenças, tais como gengivite e periodontite.

Os alunos do projeto também farão atividades educativas com a utilização de materiais didáticos e lúdicos e vão orientação sobre alimentação saudável e escovação dentária. No caso dos adultos que usam próteses, serão dadas orientações quanto aos cuidados, como armazená-las e higienizá-las. Os estudantes também vão falar sobre uso do fio dental para moradores de todas as idades.

Microbiologia

Alunos e professores do Departamento de Microbiologia da UEL irão demonstrar experimentos com bactérias e fungos e como estes microrganismos podem ajudar a solucionar uma série de problemas. Uma demonstração com nanotecnologias desenvolvidas nos laboratórios da UEL também está prevista, como o chamado Efeito Tyndal, que detecta a presença de coliformes fecais na água para consumo humano.

Saúde

Ao mesmo tempo, a equipe do Grupo de Estudos em Gestão do Cuidado, Editoração Científica e Saúde do Trabalhador vai apresentar a máscara HELP, equipamento de proteção eficaz contra a Covid-19 e utilizado também para procedimentos médicos, desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) durante a pandemia. No estande da UEL, a população poderá retirar brindes e registrar fotos para as redes sociais.

Meio ambiente

A programação do Dia Mundial Sem Carro ainda contará com a presença de alunos dos cursos de Matemática, Geografia e Educação Física monitores nos Programas de Educação Tutorial (PETs) da UEL. A ação já foi apresentada em julho, em Curitiba, na 75ª Reunião da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), e é intitulada “GAIA no PETrilhas da Ciência”. O objetivo é instigar a curiosidade do público presente sobre uma série de conhecimentos que atravessam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030.

Desta forma, um monitor de cada PET irá circular em uma espécie de “trilha móvel do conhecimento”, na qual demonstrarão experiências envolvendo o tema central desta ação: Gaia, termo da mitologia grega usado para personificar a Terra-Mãe.