Ninter lança Observatório de Resíduos Sólidos e projeto voltado a condomínios

Contribuições ao município serão apresentadas durante o IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos, na próxima quarta-feira (26).

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter) da UEL promove, em evento na próxima quarta-feira (26), o lançamento de duas iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente por meio da educação ambiental. As contribuições ao município e à região serão apresentadas durante o IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos (SIPR/UEL),  que reúne pesquisadores e profissionais, na Sala de Eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) e no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). As inscrições para o IV Seminário permanecem abertas até a véspera, por meio deste endereço.

A comissão organizadora destaca que as inscrições são gratuitas, porém convida os participantes a aderirem à campanha solidária em prol dos pacientes do Hospital Universitário (HU), doando chinelos e pacotes de guardanapos de papel que serão usados para fins assistenciais. O Ninter também alerta aos participantes para que tragam canecas para o coffee break e evitem a utilização de plásticos de uso único.

Observatório de Resíduos Sólidos

A partir do trabalho realizado pelo Ninter, poder público, sociedade civil e setores produtivos terão acesso a um conjunto de dados e informações reunidos no I Relatório do Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina. O documento, destaca a coordenadora do Núcleo, Lilian Aligleri, tem previsão para ser publicado a cada dois anos, trazendo um panorama ampliado e recente da geração e destinação correta de resíduos sólidos no município, com vistas para o monitoramento, publicação e divulgação das informações relacionadas à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com o Ninter, a criação do relatório foi motivada pela ausência de dados sistematizados e pelos desafios na gestão, gerenciamento e participação social na agenda ambiental de Londrina. Neste sentido, a iniciativa tem o objetivo de informar à população sobre os avanços e retrocessos da política e gestão de resíduos, bem como acompanhar a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instituído por meio da lei 13.438, de 6 de Julho de 2022.

“O Relatório do Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina será dividido em três dimensões: Governança e Controle Social, Econômica e Financeira, e Geração e Manejo de Resíduos Domiciliares. E em cada dimensão, encontram-se categorias e indicadores relacionados aos temas abordados”, destaca a professora.

A entrega e apresentação do relatório será às 9h15, na Sala de Eventos do Ceca, quando será realizado o primeiro painel de discussões do evento.

Moradores dos condomínios

No período da tarde, às 14h, a programação do IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos será retomada com a apresentação da segunda contribuição ao município de Londrina. A iniciativa consiste no “Projeto 3S: Sensibilização e Separação Seletiva em Condomínios Residenciais de Londrina”.

Conforme a professora Lilian Aligleri, o projeto tem como propósito aumentar o engajamento local dos moradores de condomínios residenciais na destinação adequada dos resíduos domésticos para a coleta seletiva por meio da capacitação e atuação de estudantes de graduação da UEL como agentes mobilizadores e multiplicadores nos prédios onde residem.

“Ainda teremos um momento, na forma de mesa de discussão, para abordar a ação institucional e do movimento estudantil para a redução do plástico de uso único no campus da UEL. E, finalmente, o evento contará com a palestra de encerramento, proferida pela promotora da 20ª Promotoria de Justiça de Londrina do MPPR, que falará sobre os instrumentos jurídicos da ação civil pública que assegurou o envolvimento dos cooperados no processo de gestão da coleta seletiva de Londrina”, adianta a professora.

Divulgação.

Ninter

O Ninter é um órgão de colaboração aberta interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar de apoio à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P, D & I) em resíduos com o propósito de unir saberes científicos e tecnológicos para criar soluções relacionadas às questões de resíduos em Londrina e região, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.